Fotografia: DR
Recentemente, o município de Mafra aderiu ao compromisso de utilizar práticas mais sustentáveis e de aumentar a eficiência energética, de acordo com os objetivos do Pacto Climático Europeu.
De um total de 16 Organizações portuguesas que se comprometem a trabalhar para a redução da emissão de CO2 e para um aumento da eficiência energética, também o município de Mafra aderiu ao Pacto Climático Europeu. Com o intuito de praticar acções mais sustentáveis e reduzir em 100% a emissão dos gases de estufa até o final de 2050. Para tal, foram traçadas determinadas metas que se acredita serem cruciais para a realização dos objectivos desta iniciativa europeia.
O município pretende utilizar práticas mais sustentáveis e incuti-las na sociedade. A participação de cada um nesta iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de um meio ambiente mais saudável, dado que se trata de uma vila localizada na área metropolitana da capital portuguesa.
Sensibilizando os moradores a contribuírem para o alcance das metas estipuladas, o município pretende publicar avaliações de vulnerabilidades, fornecendo dados sobre os riscos relacionados com as alterações climáticas e, também, relativamente aos riscos mais prejudiciais para a própria vila.
lutar contra o desperdício alimentar, medindo e relatando a geração anual de resíduos sólidos na vila
Adicionalmente, pretende alcançar objetivos relacionados com as áreas da energia renovável e da eficiência energética, tendo um inventário de emissões recente, com a ambição de empreendê-lo nos próximos dois anos, de forma a estimular a continuação de práticas sustentáveis.
O compromisso parte também por lutar contra o desperdício alimentar, medindo e relatando a geração anual de resíduos sólidos na vila, assim como incentivar a compra de frutas e legumes frescos em determinados locais de comércio. Pretende, ainda, incorporar metas de segurança híbrida, economizando a água.
O município de Mafra deseja convencer os seus habitantes, visitantes e parceiros a optarem por acções mais sustentáveis, visando um planeta mais verde. A sua contribuição em iniciativas como a deste Pacto Climático são fundamentais para a construção de uma ambiente mais sustentável.
Torna-se fundamental incentivar mais municípios e organizações a juntarem-se a este projecto, reforçando o seu papel activo, através da sua inscrição. É também possível que esse compromisso seja assumido de forma individual, já que todos deverão contribuir para uma Europa mais neutra e um planeta melhor.
Lançado pela Comissão Europeia, o Pacto Climático (European ClimatePact) faz parte da European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu) e está a ajudar a UE a cumprir o seu objectivo de ser o primeiro continente neutro em termos climáticos no mundo até 2050. O Green Deal visa tornar a economia da UE sustentável, transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades, e tornando a transição justa e inclusiva para todos. Ao combinar a abordagem política do Green Deal e o apoio do Pacto Climático à acção individual, todos os níveis de governação e a população podem trabalhar em conjunto no sentido de limitar o nosso impacto sobre o clima.
Pode tornar-se membro deste projecto através deste link.