Fotografia: Restaurante Saloio
Aliando a arte de bem cozinhar pratos de caça à divulgação da restauração local, a Câmara Municipal e a Tapada Nacional de Mafra organizam em parceria a Mostra Gastronómica “Sabores da Tapada Real”. Este autêntico buffet está agendado para os dias 20 a 22 e 27 a 29 de Janeiro, ao longo dos quais 14 restaurantes do Concelho de Mafra irão apresentar algumas das melhores iguarias locais, compostas por pratos de gamo.
Os animais são provenientes da Tapada Nacional de Mafra, na sequência da acção de gestão cinegética para assegurar o equilíbrio ecológico e a renovação das espécies, dada a inexistência de predadores naturais no local. Para além de propostas como “ensopado de gamo real”, “javali no tacho”, “arroz de perdiz malandrinho” ou outros pratos de caça, as ementas integram diferentes propostas gastronómicas que colocam em destaque a riqueza endógena do concelho, como o conhecido “Pão de Mafra”, os queijos saloios ou a doçaria tradicional, como o “pastel de Mafra”, o “pudim de ovos” ou o “castelinho”.
animais são provenientes da Tapada Nacional de Mafra, numa acção de gestão cinegética para assegurar o equilíbrio ecológico
Nesta edição, os restaurantes aderentes são a Adega do Convento (Mafra), Brasão (Mafra), Convento da Cerveja (Mafra), João da Vila Velha (Mafra), O Galo da Manhã (Mafra), Os Três Irmãos (Mafra), Feito ó Bife (Mafra), Pingo na Brasa (Gradil), Portal do Moinho (Ervideira), Restaurante Paris (Mafra), Restaurante Saloio (Malveira), Retiro do Volante (Carapinheira), Sete Sóis (Ericeira) e Improvável (Mafra).
É possível consultar as ementas completas de cada restaurante e respectivas localizações no website da Câmara Municipal de Mafra.