Fotografia: DR
Mosi, fundadora da Associação Cultural Ericeira BD, venceu o prémio Excelência na Criação de Curtas de BD dos Galardões da BD. A distinção foi entregue a 8 de Dezembro na Comic Con Portugal 2016 (realizada na Exponor, Matosinhos), pelo livro “Altemente #1”, editado pela Comic Heart.
“Este prémio é mais do que reconhecimento, é mesmo um incentivo para desenhar mais e melhor! E é isso que vou tentar fazer”, declarou Mosi à AZUL, após assumir que “não estava a contar, de todo, receber o prémio, ainda que para mais os outros nomeados tinham trabalho com imensa qualidade e que certamente mereceriam este prémio tanto quanto eu.”
“Altemente”, publicado entre Maio e Outubro deste ano, consiste numa mini-série composta por três volumes que tentam resumir “duas semanas de muito calor, bolinhos de amêndoa, banhos na fonte, gargalhadas e pêlos de gato” na aldeia algarvia de Alte, perto de Loulé, durante uma residência artística frequentada com um grupo de colegas da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Embora tenha ficado surpreendida com o prémio, este não foi o primeiro galardão de relevo recebido pela autora, que há dois anos conquistou o 1º Prémio do Concurso de BD do Festival de Banda Desenhada da Amadora. Mosi assume que “esse prémio acabou por servir de ‘alavanca’ para tudo aquilo que fiz a seguir, seja na área da BD ou na ilustração.”
Actualmente, Mosi encontra-se a trabalhar com Nuno Duarte num álbum de BD escrito por ele, que será lançado pela Kingpin em 2017. “Paralelamente, vou continuar a produzir as minhas pequenas Zines, que tenho lançado nas Feiras Mortas e no blog do Tumblr.”
A autora da série “Altemente” aproveita ainda para informar que, muito em breve, a Ericeira BD vai ter um novo espaço, perto do terminal rodoviário da Ericeira, a caminho da praia de S. Sebastião: “mantenham-se a par das novidades que iremos postar na nossa página no Facebook.”
Os restantes premiados dos Galardões da BD Comic Con Portugal 2016 foram os seguintes:
Galardão Anual Comic Con BD: Os Vampiros, de Filipe Melo e Juan Cavia (Tinta da China)
Excelência na Escrita de BD: Filipe Melo, em “Os Vampiros” (Tinta da China)
Excelência na Ilustração de BD: Osvaldo Medina, em “Kong The King” (Kingpin Books)
Excelência na BD em Português de Autores Estrangeiros: Eu, Assasino, de Altarriba e Keko (Arte de Autor)