Fotografia: NKE
No fim-de-semana de 10 e 11 de Julho realizou-se, em Pombal, o Campeonato Nacional dos escalões de formação da Federação Nacional de Karate. No total, participaram 462 atletas de 83 clubes de todo o território nacional, num evento que decorreu sem público, devido às restrições da pandemia.
O NKE participou com um total de sete atletas e, mais uma vez, o destaque foi para o Martim Oliveira, que se consagrou Vice-Campeão Nacional em kata, repetindo o resultado de 2018.
Martim conseguiu ainda subir ao pódio uma segunda vez, ao conquistar a medalha de bronze em kumite (combate), participando pela primeira vez nesta vertente. Segundo o treinador João Ramalho, “O Martim é karateka, e este campeonato veio provar isso. Apesar de se especializar na kata, tem muito jeito para o kumite e o resultado deste campeonato prova isso. Fizemos muito poucos treinos e o resultado foi o que foi”.
em kata Martim Oliveira repetiu o seu resultado de 2018, subindo ainda ao pódio na vertente kumite
Quanto aos restantes atletas do Núcleo de Karate da Ericeira, muitos deles estrearam-se nesta prova, devido ao facto de não se terem realizado previamente campeonatos regionais. A prova correu de forma muito satisfatória, pois quase todos passaram uma eliminatória.
“Tendo em conta as interrupções que temos tido só posso dizer que os resultados individuais alcançados foram bastante positivos. Tivemos miúdos em isolamento profilático até à última da hora. Dois deles só conseguiram fazer dois treinos antes da competição. Tivemos um 5º lugar em kumite com o atleta Daniel Silva e os pequenos Rodrigo Nunes e Gil Filipe conseguiram passar à segunda fase. A Beatriz Custódio, Rodrigo Gaspar e Carlos Sobral não conseguiram passar a primeira fase, mas tiverem uma grande prestação.”