Martim Oliveira é Campeão Nacional de Karate

Martim Oliveira - ph. NKE

 

Fotografia: NKE

 

Martim Oliveira, atleta do Núcleo de Karate da Ericeira (NKE), saiu como grande vencedor na categoria Kata juvenil no Campeonato Nacional de Karate, que decorreu nos dias 4 e 5 de Junho no Pavilhão Desportivo de Mafra.

“O titulo de Campeão Nacional é muito importante para mim pois treinei arduamente para o alcançar e sinto que cumpri um dos meus maiores objectivos dos últimos anos. Agradeço ao meu Sensei por toda a dedicação e por acreditar, juntos conseguimos”, declarou Martim Oliveira à AZUL – Ericeira Mag.

Esta foi a primeira vez que o concelho recebeu esta importante prova que encerra a época desportiva do calendário da Federação Nacional de Karate – em disputa estiveram as categorias de Infantis, Iniciados e Juvenis ao longo dos dois dias da competição.

receber esta prova foi uma responsabilidade e representa um reconhecimento por parte da Federação Nacional de Karate

No Sábado competiram os mais velhos (escalão juvenil) e no Domingo foi a vez dos escalões de infantis e iniciados. O Núcleo de Karate da Ericeira, clube anfitrião, teve 8 atletas em prova, sendo que um deles, Martim Oliveira, conquistou o título de Campeão Nacional de Kata Juvenil.

O atleta de 13 anos, treinado pelo mestre João Ramalho, é praticante do NKE desde os 3 anos de idade. Em Campeonatos da Federação Nacional de Karate – Portugal, Martim soma já 3 títulos de Campeão Regional, 2 títulos de Vice-Campeão Nacional, 2 bronzes em Campeonato Nacional e um título de Campeão de Seleções Regionais. Faltava-lhe o tão ambicionado título de Campeão Nacional que agora alcançou. Martim Oliveira compete internacionalmente desde 2017, ano em que foi Campeão do Mundo de Goju-Ryu na categoria kata infantil cintos castanhos e negros. Em 2018 foi Campeão da Europa de Goju-Ryu em kata Equipa e 3º lugar em individual. Em 2021 iniciou o seu percurso no circuito mundial da World Karate Federation, tendo alcançado uma medalha de bronze na etapa do Chipre e terminado o ano em 3º lugar do ranking mundial de sub14.

De acordo com o treinador, “o Martim é um atleta de exceção, desde muito cedo, com 5 anos, demonstrou uma vontade pouco comum de querer aprender e fazer bem. O que eu fiz até agora foi apenas encaminhar o Martim em relação aos seus sonhos. Temos objectivos a curto, médio e longo prazo e este era um objetivo que nos faltava alcançar.” João Ramalho acrescentou que fica muito contente pela conquista do título nacional, “é o resultado de trabalho, trabalho esse que passa por sete a dez horas por semana, mas agora está na hora de olhar em frente e seguirmos atrás dos nossos outros objectivos.”

Campeonato Nacional de Karate 2022 em Mafra - ph. NKE

Segundo o Núcleo de Karate da Ericeira, receber esta importante prova com mais de 500 karatecas envolvidos foi uma responsabilidade e representa um reconhecimento por parte da Federação Nacional de Karate – Portugal pelo trabalho desenvolvido e Opens que o clube tem vindo a organizar nos últimos anos.

Entre o público, estiveram ainda presentes no evento o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva e os Vereadores Pedro Carmo Silva (Desporto) e Hugo Luís (Associativismo).

A organização local deste campeonato esteve a cargo do Núcleo de Karate da Ericeira e contou com o apoio da Câmara Municipal de Mafra.

A disputar o título de Campeão Nacional nas diferentes categorias, estiveram 567 atletas de 104 clubes, orientados por 123 treinadores de Norte a Sul do país, Açores e Madeira.