Fotografia: Bodysurf Portugal
Marta Leitão venceu a categoria Feminina do Bodysurf Peniche Pro, que entre os dias 15 e 16 de Abril marcou o arranque do Euro Bodysurf Tour. A atleta do Ericeira Surf Clube (ESC) fica, assim, ligada a um momento histórico desta modalidade, que realizou pela primeira vez no nosso país uma etapa do Circuito Europeu.
Marta Leitão declarou à AZUL que “foi muito bom ver outros atletas a surfar e competir pela primeira vez na categoria feminina, pois no nosso campeonato nacional só existe categoria Open e nunca tinha tido um heat feminino. Acabei por vencer e gostava muito de ir às próximas etapas, em França e Marrocos, para voltar a ter esta experiência.”
Marta, que é uma das melhores bodyboarders portuguesas da actualidade, começou a praticar Bodysurf há cerca de um ano e já lidera o ranking europeu: “logo na primeira experiência de entrar para o mar sem a prancha de Bodyboard acabei por me divertir muito. Ao fim de 40 minutos saí exausta, porque é de facto exigente fisicamente, mas com um sorriso gigante na cara e perdi a conta às gargalhadas que dei dentro de água! É uma sensação de liberdade e ligação com o mar única, que se torna viciante”, assume, de tal forma que no ano passado começou a participar no Campeonato Nacional, que se revelou uma excelente experiência.
“Conheci uma comunidade fantástica de bodysurfers, muito unida e com um espírito incrível, que faz com que cada encontro seja uma festa e estejamos sempre a ansiar pelo próximo. Hoje já não me parece nada estranho ir para o mar sem prancha, vou cada vez mais vezes e adoro a sensação, o desafio e a alegria que os bodysurfers partilham. Neste fim-de-semana vi performances incríveis, que me deixaram ainda com mais vontade de ter mais momentos de puro surf e melhorar nesta arte de surfar com o corpo”. A próxima etapa do Circuito Nacional será já em Maio na Ericeira, onde Marta vive, por isso não podia ser melhor para dar continuidade a este bom momento.
Marta Leitão não foi a única atleta do Ericeira Surf Clube em destaque nesta prova: Rui Lopes ficou em 4º lugar nos Masters, categoria vencida por João Brogueira, que não representando o ESC é um nome incontornável da modalidade (tal como do Bodyboard e Longboard) na Ericeira.
Esta primeira etapa do Euro Bodysurf Tour contou com a presença de 60 atletas, maioritariamente de nacionalidade francesa e portuguesa. No primeiro dia de prova foram apurados os vencedores das categorias Junior, Feminino e Master. Entre os bodysurfers mais jovens, a vitória sorriu a Clemente Mateo numa final muito disputada e totalmente francesa. Do lado português, destacaram-se as vitórias de Marta Leitão na categoria Open Feminino, João Brogueira na categoria Masters Masculino e Teresa Ayala em Masters feminino.
A prova terminou no Domingo de Páscoa com a disputa da categoria Open, dominada pelos atletas franceses e na qual o jovem Hugo Hiriart foi o grande vencedor.
Para a organização da prova, “esta primeira etapa marcou o arranque de uma nova época desportiva no Bodysurf na Europa mas também uma nova era no Bodysurf Europeu, na medida em que é o primeiro evento organizado sob a égide da Euro Bodysurf Association”, congratulou-se António Pedro. O Euro Bodysurf Tour segue para França nos dias 10 e 11 de Junho e terminará em Marrocos, em Novembro.
Resultados e Scores Globais
Junior
1o Clemente Mateo – 12 pontos
2o Grieumard Paul – 11,10 pontos
3o Lehoux Nathan – 8 pontos
4o Simon Matteo – 7,55 pontos
Feminino Open
1o Marta Leitão – 11,65 pontos
2o Anita Lino – 7,25 pontos
3o Teresa Ayala – 2,95 pontos
4o Sakina Bargach – 1,25 pontos
Master Open
1o João Brogueira – 11,65 pontos
2o João Martins – 10,50 pontos
3o Olivier Juanicotena – 10, 25 pontos
4o Rui Lopes – 8,50 pontos
Master Feminino
1o Teresa Ayala – 3,45 pontos
2o Anita Lino – 3,10 pontos
3o Sakina Bargach – 2,50 pontos
Open Men
1o Hugo Hiriart – 16,25 pontos
2o John Despergers – 15,90 pontos
3o Olivier Juanicoteca – 13,35 pontos
4o Lucas Espil – 11,20 pontos