Maria Fernanda Abrantes distinguida no Dia do Município

 

Fotografia: CMM

 

Este ano uma das personalidades distinguidas no Dia do Município é jagoza e bastante carismática: Maria Fernanda Abrantes, mais conhecida por ‘Nana da Repolha’, é um ícone da vila e, provavelmente, a mais adorada vendedora de peixe e marisco do Mercado da Ericeira – foi condecorada com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro.

O evento, realizado no Parque Urbano da Póvoa da Galega a 18 de Maio, reuniu autoridades locais, líderes comunitários e cidadãos, que se juntaram para homenagear os indivíduos e organizações que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Concelho de Mafra. À semelhança dos anos anteriores, a cerimónia contou com os discursos do Presidente da Assembleia Municipal de Mafra, José Bizarro, e do Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva.

Maria Fernanda Abrantes começou a amanhar peixe para ajudar a sua mãe

Nascida em 1940, na Ericeira, Maria Fernanda Serra Silva Abrantes é filha e neta de homens e mulheres do mar.

Concluída a instrução primária, aos 11 anos de idade começou a amanhar peixe para ajudar a sua mãe, que era vendedora no Mercado Municipal da Ericeira, vulgarmente designada por “praça”.

Assim teve início uma vida de trabalho árduo dedicada à comercialização de peixe, actividade cuja continuidade está garantida pelo seu neto. No entanto, ainda hoje faz questão de marcar presença diária na banca de peixe da família, onde é conhecida e reconhecida por vendedores e clientes da “praça”.

Nana da Repolha – ph. Filipa Teles Carvalho

O Dia do Município (feriado concelhio popularmente conhecido por “Dia da Espiga”) é uma ocasião especial em que a comunidade do concelho de Mafra se reúne para celebrar as suas realizações, reconhecer o trabalho árduo e destacar aqueles que se destacaram nas respectivas áreas de actuação.

As outras personalidades distinguidas nesta data foram as seguintes:

  • Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro para o médico António Lopes da Costa e a produtora vinícola Manzwine, com produção em Cheleiros
  • Medalha de Honra da Vila de Mafra para o poeta e escritor José Fanha

Conheça aqui o perfil de cada um dos condecorados este ano.