Margens do Rio Lizandro serão submetidas a intervenções de reabilitação e estabilização

 

Fotografia: Greentrekker

 

Está actualmente a decorrer o concurso público para a realização de intervenções de reabilitação e estabilização das margens do Rio Lizandro, na Freguesia da Carvoeira.

Esta iniciativa visa debelar problemas problemas existentes nesta área, como a erosão nas margens, a degradação de caminhos de servidão, a presença de vegetação invasora como as canas (Arundo Donax) nas margens e no leito do rio, a presença de resíduos sólidos urbanos, de árvores caídas e de outras em risco de queda.

intervenções de estabilização e valorização das margens do Rio Lizandro, ao longo de 5 km

Segundo  o documento a que o Jornal de Mafra teve acesso, este projecto “caracteriza-se pela definição das intervenções de estabilização e valorização das margens do Rio Lizandro, ao longo de 5 km distribuídos por 17 pontos, através de trabalhos de contenção da vegetação exótica e invasora, aplicação de técnicas de engenharia natural e plantações de vegetação autóctone, que visam a recuperação da galeria ripícola e a estabilização de margens fluviais. A intervenção prevê ainda a remoção de resíduos domésticos e entulhos.

A área de intervenção “corresponde ao corredor ribeirinho do troço do rio Lizandro numa extensão de 5.0 km, desde 260 metros a jusante da confluência com o Rio Pequeno, o seu afluente da margem direita, até à ponte da EN 247, a cerca de 2 km da foz na Praia do Lizandro”, sendo esperado um custo base de 139 211.50 euros para as propostas.