Mafra recebe Curso de Formação em Animação e Coordenação de Campos de Férias

Palácio de Mafra. - ph. António Almeida

 

Fotografia: António Almeida

 

No âmbito do Programa Municipal Capacitar +Juventude, a Câmara Municipal de Mafra promove um Curso de Formação em Animação e Coordenação de Campos de Férias (UFCD 8982) de 15 de Abril a 3 de Junho, num total de 50 horas de formação.

Esta formação pretende proporcionar aos formandos a aquisição das competências necessárias ao exercício das funções de coordenação e de animação de campos de férias.

O curso decorrerá em modalidade presencial, aos sábados, das 9 às 18 horas, no Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão) de Mafra, com um mínimo de 10 participantes e um máximo de 20, sendo destinado a jovens e adultos dos 18 aos 35 anos com o 12º ano de escolaridade concluído.

as inscrições estão abertas até ao dia 10 de Abril

O programa do curso é o seguinte:

  • Integração dos participantes e apresentação da formação (3 horas)
  • I – Definição, origem, evolução e tipos de campos de férias (3 horas)
  • II – Funções dos campos de férias: espaços de educação não formal (6 horas)
  • III – Enquadramento jurídico dos campos de férias em Portugal (3 horas)
  • IV – Projecto pedagógico e de animação e regulamento interno de um campo de férias (3 horas)
  • V – A equipa técnica de um campo de férias (6 horas)
  • VI – Organização e funcionamento de um campo de férias (9 horas)
  • VII – Planeamento, animação e avaliação das actividades de um campo de férias (15 horas)
  • Avaliação final da formação (2 horas)

Relativamente à metodologia da formação, serão privilegiados os métodos expositivo, activo e interrogativo, através da realização de actividades em grupo, como discussões e análises de casos, role-playings de simulação e trabalhos em grupo, sendo também realizados trabalhos e exercícios práticos e em grupo. No final da formação será realizado um teste de aferição de aquisição de conhecimentos.

A entidade formadora será a Associação para a Promoção Cultural da Criança (APCC), a qual é certificada pela Direção-Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT), pelo que no final cada participante irá receber um certificado.

Para obtenção do Certificado de Formação Profissional, os formandos têm de cumprir o regime de assiduidade e frequência, ou seja, têm de frequentar 90% da carga horária da acção de formação (equivalente a 45 horas), não podendo faltar à totalidade da carga horária de uma unidade temática.