Fotografia: DR
O Festival de Música “Filipe de Sousa” está de regresso a Mafra e à Ericeira. A segunda edição do evento começa já Sábado e decorre até ao início de Julho no Palácio Nacional de Mafra e nos auditórios municipais Jaime Lobo e Silva (Ericeira) e Beatriz Costa – Mafra.
Este festival de música clássica, que apresenta cinco recitais (de entrada gratuita, embora sujeita à lotação da sala, e sempre com início às 21 horas) protagonizados por prestigiados pianistas, tem por objectivo homenagear Filipe de Sousa: pianista, compositor, maestro, investigador e figura de referência da cultura portuguesa, foi mafrense de adopção.
No concerto inaugural, agendado para dia 3 de Junho no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, subirá ao palco a pianista portuguesa Teresa da Palma Pereira (laureada em vários concursos nacionais e internacionais), que se fará acompanhar pela Orquestra do Atlântico, dirigida pelo maestro Artur Pinho Maria.
A 10 de Junho (Dia de Portugal) será a vez de Alon Goldstein: um dos mais originais e sensíveis pianistas da sua geração apresenta-se pela primeira vez em Portugal, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva.
O terceiro concerto, a 17 de Junho também na Casa de Cultura da Ericeira, será protagonizado pelo pianista brasileiro Luís Rabello, vencedor de diversos prémios no seu país e radicado na Holanda.
No dia 24 de Junho, o pianista Manuel Araújo – que obteve o Prémio Vianna da Motta de “Melhor Pianista Português 2010” – vai apresentar-se em concerto no Auditório Municipal Beatriz Costa.
O concerto de encerramento realiza-se no dia 1 de Julho no magnífico cenário da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, onde o ilustre pianista português (e director artístico do festival) Adriano Jordão tocará acompanhado do Quarteto Arabesco.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mafra e da Fundação Jorge Álvares, instituição sem fins lucrativos à qual Filipe de Sousa doou a sua casa e propriedade em S. Miguel de Alcainça, que agora é sede desta fundação, e ainda a sua valiosa e diversificada biblioteca, as suas colecções de obras de arte, de discos e de manuscritos musicais, para além do espólio musical próprio.