Fotografia: Jorge Matreno / ANSurfistas
Depois da 3ª etapa da Liga MEO Surf em Ribeira d’ilhas, a primeira divisão do surf nacional está de malas feitas para partir rumo à Ilha de São Miguel, onde vai acontecer o Allianz Ribeira Grande Pro, a 4ª e penúltima etapa da Liga, entre 24 e 26 de Junho.
Este é o regresso dos melhores surfistas nacionais às ondas dos Açores, depois de a última etapa do principal circuito do surf nacional ali se ter realizado em 2009, ano em que um jovem Frederico Morais venceu a prova masculina, com Francisca Santos a ser a vencedora da prova feminina. Curiosamente, 13 anos depois, Frederico está de regresso a esta prova, liderando a comitiva que leva os melhores surfistas nacionais até aos Açores.
mais uma excelente oportunidade para os jovens talentos mostrarem todo o seu potencial
Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, exprime que “É com muita honra que iremos acolher a nova prova do calendário de surf, onde irão estar os actuais campeões de Portugal, em masculinos e femininos. É também uma excelente oportunidade para os nossos jovens talentos mostrarem todo o seu potencial. Esta é uma prova também importante para consolidar a marca ‘Ribeira Grande Capital do Surf’ e aproveitar a projecção do evento para mostrar o que de melhor a Ribeira Grande tem para oferecer. Desta forma, será possível trazer um novo público para o concelho. A Ribeira Grande, concelho mais jovem de Portugal Continental, é a Capital do Surf dos Açores, tendo marca registada ‘Ribeira Grande Capital do Surf’. Como a cidade possui potencial para a prática dos desportos de ondas, e como tem vindo a receber várias provas de relevo, como é o caso do nacional de surf da Liga MEO Surf, e do Mundial de Surf, da World Surf League, é intenção da autarquia da cidade candidatar a cidade da Ribeira Grande a Reserva Mundial de Surf, de modo a preservar as ondas da cidade.”
Quem vai tentar colocar o nome na lista de vencedores desta etapa é Halley Batista, que está mais motivado que nunca, após ter vencido a etapa da Ericeira e ascendido ao topo do ranking da Liga MEO Surf. Embora não esteja na disputa do título nacional por não ter nacionalidade portuguesa, o surfista brasileiro (que reside actualmente em Aljezur) promete lutar muito para não largar a liderança do ranking e a licra amarela Go Chill.
Para Halley Batista “é inacreditável chegar aqui com a licra amarela Go Chill. Estou muito feliz por ter tido esta oportunidade na minha vida, de voltar a competir em alto rendimento. Louvo este momento que estou a passar. Agora que sou líder do ranking vou tentar trabalhar ainda mais um pouco para segurar essa liderança, a começar já pelo Allianz Ribeira Grande Pro. E quem sabe se no final do ano não vou ser o campeão da Liga MEO Surf.”
o Allianz Ribeira Grande Pro vai ser terceira e última etapa da Allianz Triple Crown
Já do lado feminino, as contas são diferentes. Com Teresa Bonvalot (na liderança) e a campeã nacional Kika Veselko (na vice-liderança) fora desta etapa, é Carolina Mendes, actual número 3 do ranking, quem fica melhor posicionada para atacar o topo do ranking e tentar recuperar o título nacional que lhe foge desde 2017.
Confiante, Carolina assume que “é sempre bom voltar aos Açores. É uma etapa um pouco diferente em termos logísticos, mas considero que é uma ótima oportunidade para conhecermos mais Portugal e a Liga MEO Surf garantir que passa pelo país todo. Todas as etapas são decisivas. Fico feliz por poder estar presente no Allianz Ribeira Grande Pro, quero dar o meu melhor a aproveitar os dias por lá.”
Além de ser a penúltima das cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, e por isso ter um papel importantíssimo na luta pelos títulos de campeões nacionais, o Allianz Ribeira Grande Pro vai ser também a terceira e última etapa do já histórico sub-troféu Allianz Triple Crown.
Actualmente, Halley Batista não só se encontra na liderança do ranking masculino da Liga MEO Surf como na frente da disputa da Allianz Triple Crown, sendo seguido de perto por João Moreira. Do lado feminino, a liderança deste ranking é partilhada por Kika Veselko e Teresa Bonvalot, mas com estas atletas fora da etapa é Carolina Mendes quem fica melhor posicionada na corrida a este troféu.
Depois da Allianz Ribeira Grande Pro, ficará a restar o Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa que dará como encerrada a temporada 2022 da Liga MEO Surf entre os dias 28 e 30 de Outubro.
Histórico de vencedores do Ribeira Grande Pro
2009 – Frederico Morais e Francisca Santos
2008 – Eduardo Fernandes e Carina Duarte
A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Ribeira Grande, e o apoio técnico do Azores Surf Club e da Federação Portuguesa de Surf.