“O Juiz da Beira” entra em cena em Mafra

 

Fotografia: Teatro das Beiras / Facebook

 

No dia 27 de Julho, às 21:30, o Teatro das Beiras vai pisar o palco da Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra, para interpretar a peça teatral “O Juiz da Beira”, uma farsa de Gil Vicente.

A peça consiste numa espécie de continuação de outra obra do mesmo autor: “O Auto de Inês Pereira”. Neste auto a protagonista casa com um homem meio atolambado — Pêro Marques —, que se revela um pau-mandado.

todas as sentenças acabam por revelar-se arrazoadas

Em “O Juiz da Beira” vamos encontrar de novo Pêro Marques, ainda casado com Inês Pereira, mas desta vez feito juiz. Às suas audiências comparecem Ana Dias, que acusa o filho de Pêro Amaro de lhe ter violado a filha; Alonso López, que incrimina Ana Dias de ser alcoviteira; e um escudeiro que acusa Ana Dias de ser ladra.

Para finalizar, quatro irmãos (o Preguiçoso, o Bailador, o Amador e o Brigoso) irão disputar a herança que lhes deixou o pai. Como seria de prever, Pêro Marques resolve da forma mais absurda todos estes litígios, mas, curiosamente, todas as sentenças acabam por revelar-se arrazoadas.

Os bilhetes para assistir a este espectáculo podem ser adquiridos na Ticketline, tendo um custo de 3 euros para menores de 23 anos e de 5 euros para o público em geral.