Fotografia: CMM
Entre os dias 29 de Abril e 1 de Maio Mafra vai ser palco de um encontro europeu de grande relevo cultural e político com a realização das Jornadas de Mafra, organizadas pelo Centro Europeu de Música (CEM) sob o lema “Música Agora”.
De acordo com a agência Lusa, este evento vai reunir artistas, investigadores e decisores políticos europeus em concertos, conferências e ateliers criativos que pretendem afirmar a música como força de unidade e transformação num momento em que a Europa enfrenta desafios profundos.
A sessão inaugural, marcada para a manhã de 29 de Abril, contará com a presença de personalidades de destaque no panorama cultural e político europeu.
um impulso político e cultural profundo que reconhece a música como património comum, força civilizacional e linguagem universal de encontro e de futuro
Entre os convidados confirmados estão Glenn Micallef, comissário europeu da Cultura, a eurodeputada Laurence Farreng, membro da comissão de Cultura do Parlamento Europeu, o eurodeputado Hélder Sousa Silva, natural de Mafra, Sneska Qvaedlig Mihailovic, secretária-geral da Europa Nostra, Jorge Chaminé, presidente-fundador do CEM, e Hugo Luís, presidente da Câmara Municipal de Mafra.
Durante a cerimónia será apresentada a Aliança de Cidades do CEM em Portugal, cuja sede está localizada em Mafra. Um dos momentos centrais será a leitura do “Apelo de Mafra”, declaração que afirma o compromisso com o futuro cultural da Europa. As actividades irão decorrer em diversos espaços emblemáticos do concelho, como o Palácio Nacional de Mafra, o Palácio dos Marqueses, a Casa da Música Francisco Alves Gato e o Auditório Beatriz Costa.
Segundo a organização, o encontro pretende “colocar a música no coração da Europa em prol da unidade e da paz, numa altura em que isso é mais necessário do que nunca”. As Jornadas são encaradas como um espaço de criação e de afirmação de uma Europa que se compreende e transforma através da música. O evento procura ser um “impulso político e cultural profundo que reconhece a música como património comum, força civilizacional e linguagem universal de encontro e de futuro”.
O primeiro dia do evento vai abrir com um atelier criativo sobre o projecto “Passarola – music variations on the past and the future”, que funde passado e futuro através da música. Segue-se a apresentação do projecto “Via Scarlatti”, centrado na música e inovação no Sul da Europa, com base na obra do compositor italiano Domenico Scarlatti, que foi músico da corte do rei João V.
A jornada termina com um concerto protagonizado pelos pianistas Shani Diluka, Isabel Dobarro e Pedro Emanuel Pereira.
No segundo dia o destaque vai para o concerto da orquestra de época Divino Sospiro, novamente com referência a Domenico Scarlatti. Sob a direcção de Massimo Mazzeo, o espectáculo contará com a participação de Shani Diluka e da música iraniana Shadi Fathi, propondo um encontro musical entre diferentes tradições.
Mafra foi escolhida para acolher o polo português do CEM graças à sua profunda ligação histórica à música
O encerramento das Jornadas será marcado pela projecção do documentário “Une Saga Culturelle”, de Nadège de Peganow, que retrata o nascimento de uma consciência cultural europeia no século XIX através de figuras como Pauline Viardot, compositora e cantora, Louis Viardot, historiador e dramaturgo, e o escritor russo Ivan Turgueniev, autor de “Pais e Filhos”.
O último dia incluirá ainda o encontro da Rede de Casas e Museus de Músicos Europeus, com o objectivo de promover o diálogo entre memória e criação.
As Jornadas de Mafra 2025 resultam de uma parceria entre o CEM, com polos em Portugal, França, Espanha, Itália e Áustria, e diversas entidades como o Município de Mafra, a Europa Nostra, o European Heritage Hub, a Terra Foundation, a associação Divino Sospiro e o Centro Nacional de Cultura.
uma celebração da música enquanto património vivo da Europa
Mafra foi escolhida, no ano passado, para acolher o polo português do CEM, graças à sua profunda ligação histórica à música, enraizada na construção do Palácio Nacional de Mafra. Esta ligação será ainda fortalecida com a futura instalação do Museu Nacional da Música, do polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e do Arquivo Nacional do Som.
O CEM afirma-se como um centro dedicado à investigação e à inovação com base na música, desenvolvendo actualmente três programas principais: Via Scarlatti, Música e Oceanos, e ainda Música e Ecologia.
No âmbito do programa Via Scarlatti, o primeiro projeto — intitulado “Passarola” — presta homenagem à célebre máquina voadora atribuída a Bartolomeu de Gusmão no reinado de João V, e imortalizada por José Saramago no romance “Memorial do Convento”, que cruza ficção, história e música no cenário do século XVIII português.
É neste espírito de fusão entre passado e futuro, memória e criação, que as Jornadas de Mafra se afirmam como uma celebração da música enquanto património vivo da Europa.