“Invadir um Abraço” apresenta Dança em Mafra

 

Fotografia: DR

 

Hoje a Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra vai abrir as portas ao bailado “Invadir um Abraço”, pelas 18 e pelas 21 horas, para um espectáculo de dança em dose dupla.

Este é um evento dividido em duas sessões: a primeira, que retoma ao nome da peça, “Invasão”, é descrita por “entrar numa casa sem pedir licença. Obrigar o corpo a reconstruir paredes, a pisar outro chão, a criar novas raízes. A história do movimento de um povo que, para viver, se viu obrigado a perder: o ofício, os meios e o sustento. De uma casa sobrou a cadeira. Uma cadeira que é berço, que é escudo, que constrói, que resiste e une. Que reúne o povo à mesa.”

um espectáculo de entrada gratuita

Já a segunda parte, “Abraço”, detalha os sentimentos do isolamento e da reconciliação, sendo descrito da seguinte forma: “Se num abraço já não podem estar braços, prefiro abraçar a possibilidade de um abraço o vir a ser outra vez. A história de três casas, três objectos, três corpos que se fecharam à chave sem se poderem visitar, relacionar, tocar. O movimento que nasce da obrigação de afastamento, que se transforma com a solidão e se reconstrói no reencontro de dois, três, seis, todos os braços (e abraços). De portas abertas.”

Estas apresentações são promovidas pela Câmara Municipal de Mafra, no âmbito da Rota Histórica das Linhas de Torres, com o apoio da Escola de Armas.

A Entrada é gratuita, mediante o levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira. Para mais informações, é possível contactar o número +351 261 817 170.