Imagem de Nª Sra da Soledade recebe coroação pontifícia

 

Fotografia: DR

 

A Imagem de Nossa Sra da Soledade da Real Basílica de Mafra recebeu a coroação pontifícia.

Em comunicado oficial, a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra comunicou recentemente que “Sua Santidade, o Papa Francisco, concedeu a sublime graça da Coroação Pontifícia da veneranda imagem de Nossa Senhora da Soledade, custodiada por esta Irmandade e que se venera na Real Basílica de Mafra. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos fez chegar ao Eminentíssimo Cardeal-Patriarca de Lisboa, Irmão de Honra desta Irmandade, o decreto pelo qual se confirma esta extraordinária concessão a Portugal e, em particular, à população de Mafra.”

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, reagiu a este acontecimento da seguinte forma: “Felicito Mafra e a Real Irmandade pela coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade. Assim se ligam ainda mais dois motivos tão essenciais na sua basílica – a devoção mariana e a fidelidade ao Sucessor de Pedro! Para todos os irmãos e paroquianos, vão também os meus votos amigos de Santo Natal!”

este é um acontecimento histórico para Portugal e para Mafra

A Coroação Pontifícia traz o reconhecimento, por parte da Santa Sé, da devoção à Santíssima Virgem presente na veneranda imagem da Soledade da Real Basílica de Mafra, com o propósito de estender a todo o orbe católico a importância deste título mariano e o seu culto, fortalecendo assim a piedade cristã nas suas mais diversas expressões. “O acto de coroar Nossa Senhora é reconhecer que Ela é rainha da Igreja, de Portugal e das nossas vidas. É recriar na nossa comunidade a Coroação Celeste de Maria como um memorial da sua realeza e dispormo-nos a ser, com Ela e como Ela, humildes servos do Senhor.”

Para Portugal e para Mafra este acaba por ser um acontecimento histórico: em Portugal existem agora três imagens coroadas canonicamente “em nome e com a autoridade do Sumo Pontífice”: a imagem de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, coroada em 12 de Junho de 1904; a imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições, coroada em 13 de Maio de 1946; e, agora, a Imagem de Nossa Senhora da Soledade de Mafra.

Para a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, “a recepção desta graça constitui um renovado incentivo no caminho até à cerimónia da coroação de Nossa Senhora da Soledade, e no incremento do culto da Santíssima Virgem a quem a Real Basílica de Mafra foi dedicada em 1730.”

A Imagem de Nossa Senhora da Soledade data de 1773, e sai habitualmente na procissão do Senhor Jesus dos Passos, pelas ruas de Mafra, que se realiza no dia 25 de Fevereiro, e na procissão do Enterro, na Sexta-Feira Santa. A imagem foi restaurada, a custas da RVISS, em 2018. Na ocasião foram descobertos sete documentos manuscritos que estavam cosidos aos bordados do manto de seda da imagem, com pedidos à Virgem.

Os sete manuscritos, datados de final do século XIX, foram colocados junto aos bordados em fio de ouro, com pedidos de protecção e auxílio divinos das próprias bordadeiras da então Sirgaria Bello, Jorge & Santos, fornecedora da Casa Real, estabelecida no Rossio, em Lisboa.

Em consequência dos tempos incertos em que vivemos, ainda não foi possível estabelecer a data para a cerimónia da coroação, a qual será comunicada em tempo oportuno.