Há hotéis esgotados e reservas para viajar sobem entre 20 e 30% na Páscoa

Hotel Vila Galé - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

O turismo mostra claros sinais de retoma na época da Páscoa. Os operadores turísticos registaram um aumento de 20 a 30% nas reservas, enquanto que, no Algarve, espera-se um crescimento de 4% na ocupação face ao mesmo período de 2014.

O anúncio foi feito no dia 6 de Abril por Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, que destacou o assinalável “crescimento das reservas da generalidade das operações turísticas, nalguns casos entre os 20% e os 30%”. Estes aumentos no sector devem-se, sobretudo, ao “ambiente económico mais acolhedor” e à “Páscoa tardia, que historicamente é boa para as viagens”, um cenário que indica que “este ano será de crescimento”. Entre os destinos preferidos pelos portugueses estão Cabo Verde e a Disneyland Paris, que, de resto, já esgotaram as reservas junto das agências de viagens, que aumentaram a oferta face aos anos anteriores.

No Algarve as perspectivas de crescimento da procura nos hotéis situam-se nos 4%, contrariando os resultados da última meia década. “Ao fim de cinco anos de interregno, este ano vamos crescer entre 3,5% e 4%, assentes num aumento da procura sustentado e que começou nesta Páscoa”, disse ao jornal Dinheiro Vivo Elidério Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve. O facto da Páscoa ser, este ano, mais tarde, leva o responsável pelo sector hoteleiro da região algarvia a acreditar que não haverá um interregno na procura até ao fim do Verão.

De acordo com um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) para o período da Páscoa, “os hoteleiros mais otimistas são os do Algarve e Lisboa, com 90% e 68% dos inquiridos, respetivamente, a considerarem que este será um período melhor que o homólogo do ano anterior”.

No Algarve há unidades hoteleiras esgotadas, enquanto em Lisboa a procura faz-se a bom ritmo. A AZUL procurou obter dados sobre a procura e ocupação do Hotel Vila Galé, na Ericeira, mas não obteve qualquer resposta.

TURISMO ARRANCA ANO EM FORÇA

Os turistas estrangeiros foram os grandes impulsionadores do turismo português em Fevereiro, mês em que as dormidas aumentaram em 6,5% face ao período homólogo, indicam os dados da actividade turística divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No total registaram-se dois milhões de dormidas e foram alojados 775 mil hóspedes, mais 7,2% que no ano passado.

As dormidas de turistas estrangeiros – isto é, hóspedes que permaneceram numa unidade de alojamento entre as 12 horas de um dia e as 12 horas do dia seguinte – subiram 8,4% em Fevereiro, enquanto o portugueses alojados em unidades turística cresceram apenas 1,9%, num total de 601 mil dormidas de residentes. Os hotéis-apartamentos registaram o maior crescimento, principalmente os de cinco estrelas, seguindo-se as pousadas.

A presença de turistas espanhóis, franceses, norte-americanos e ingleses foi reforçada, enquanto os brasileiros e os irlandeses foram menos em relação a Janeiro.

Os proveitos totais situam-se nos 88,3 milhões de euros, um aumento de 7,3%. O destaque vai para a Madeira, seguida do Algarve.