Fotografia: Nooma.studios
Este fim-de-semana a Ericeira vai ser o epicentro de um movimento de moda sustentável graças ao Green Coletivo. Mar, a criadora deste projecto, partilha com toda a comunidade a sua paixão pela moda consciente e pela sustentabilidade através de eventos mensais de troca de roupas (swap), e o próximo chega já no dia 17 de Dezembro ao LaPoint, das 15 às 17 horas, com o apoio da Ocean Sisters Community.
Mar, uma amante da moda desde muito jovem, desenvolveu um estilo pessoal através de trocas de roupas com as suas irmãs. Mesmo depois de se mudar para Portugal há 5 anos, a sua paixão não desvaneceu e continuou a organizar eventos de swap na própria casa e, desde o início deste ano, trouxe este conceito para a Ericeira de forma regular.
a fundadora deste projecto deseja integrar a comunidade de expats com a portuguesa, fazendo a diferença na Ericeira
A iniciativa do Green Coletivo nasce da preocupação com a indústria têxtil, a segunda mais poluente do mundo. Consciente da falta de alternativas, este projecto procura oferecer soluções aos consumidores locais. A ideia é clara: desfrutar da moda sem prejudicar o meio ambiente.
O Green Coletivo não é apenas um evento de troca de vestuário; é também uma celebração onde a comunidade partilha roupas, inspiração e criatividade. A iniciativa colabora também com a Lisbon Project, uma organização sem fins lucrativos que ajuda famílias refugiadas necessitadas. Deste modo, todas as roupas que não são seleccionadas até ao final do evento da Ericeira serão doadas ao Lisbon Project, fechando assim o ciclo da moda sustentável.
A cada mês, uma média de mais de 165 participantes juntam-se na vila e participam nestes swaps. Entre 30 a 50 pessoas participam activamente, doando as suas peças, que são depois objecto de avaliação pelo Green Coletivo.
As peças seleccionadas estarão disponíveis na Swap Shop, enquanto as não seleccionadas serão destinadas directamente à caridade. Os participantes podem acumular pontos pelas suas doações e usá-los mais tarde, no dia do evento. O Green Coletivo conta ainda com o apoio de negócios locais, como o Just a Stitch Ericeira, que oferece serviços de modificação de roupas ao longo do evento. Embora o Green Coletivo esteja em operação apenas há um ano e tenha atraído, principalmente, a comunidade de Expats, Mar tem grandes sonhos e metas para o futuro: o seu maior desejo é integrar activamente a comunidade local portuguesa, fazendo a diferença na Ericeira.
Relativamente à selecção das roupas e à participação no evento, todos os interessados podem inscrever-se para fazer as suas doações através do respectivo grupo de WhatsApp até Quarta-feira, dia 14 de Dezembro.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês