Fotografia: Pedro Mestre/ANSurfistas
Ao vencer este fim-de-semana, na Praia do Guincho, o Huawei Cascais Pro Gony Zubizarreta conquistou o título 2016 da Liga Moche.
O atleta do Ericeira Surf Clube (ESC), que apenas não pode ser considerado Campeão Nacional por não ter nacionalidade portuguesa – é espanhol –, terminou o circuito com 3310 pontos, à frente de Pedro Henrique, que beneficiou da vitória de Gony para ser consagrado Campeão Nacional de Surf. O explosivo surfista do ESC foi o único a vencer duas etapas (num total de cinco) na corrente temporada, às quais juntou ainda um 2º lugar no apuramento dos quatro melhores resultados.
Pedro Henrique conseguiu, assim, o seu primeiro título depois de José Ferreira, que precisava de ganhar o Huawei Cascais Pro para ser campeão, ter ficado em 2º lugar após a final disputada com Gony Zubizarreta. Após ter perdido nas meias-finais, frente a Gony, Pedro Henrique ficou dependente do resultado da final para saber se ganhava ou não o título nacional deste ano: se José Ferreira derrotasse Gony Zubizarreta, o que acabou por não acontecer, seria José a ganhar o título.
Na categoria feminina – em que Carol Henrique, irmã de Pedro, já tinha sido sagrada Campeã Nacional –, a vitória na etapa coube a Camilla Kemp, do Guincho, que desta forma assegurou o segundo lugar do ranking nacional, sendo novamente vice-campeã após 2015 e 2013.
Na final da prova, Kemp derrotou Mafalda Lopes, surfista da Costa de Caparica e que no Guincho chegou pela primeira vez à final de uma etapa da Liga, sendo por isso um dos grandes destaques desta etapa.
Podem ler aqui a entrevista que Gony Zubizarreta, vencedor da Liga Moche 2016, concedeu à AZUL em Maio deste ano.
