Fotografia: DR
Começou hoje em Peniche a sétima edição da Global Wave Conference (GWC), marcando assim a estreia deste importante evento (que vai ainda passar pela Ericeira no dia 5) no nosso país. Realizada a cada dois anos, a GWC é uma conferência internacional que reúne algumas das principais organizações não-governamentais (ONGs) ambientais do mundo, académicos, oceanógrafos, ambientalistas, activistas, surfistas, políticos, representantes da indústria do surf e comunidades costeiras.
O principal propósito desta conferência reside na promoção e salvaguarda de locais de surf únicos em todo o mundo. Contudo, ao longo do tempo, o âmbito do evento tem vindo a crescer, englobando temáticas cruciais como as mudanças climáticas, a preservação dos ecossistemas marinhos, a saúde e a sustentabilidade, todas interligadas com o património natural costeiro e a indústria do surf.
abordar temas essenciais como a conservação e a inovação, procurando soluções realistas para os desafios mais urgentes
Uma novidade empolgante nesta edição é a introdução de uma área de discussão relativa à arte, com o objectivo de realçar as mudanças sociais alcançadas pelo compromisso de artistas de variados campos. Isto reflecte o crescente reconhecimento de que a arte desempenha um papel fundamental na consciencialização e mobilização em relação às questões ambientais.
A conferência tem lugar entre Peniche e a Nazaré, com um evento paralelo no dia 5 de Outubro na Ericeira, que oferecerá uma visão mais detalhada sobre a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa. Durante os dois primeiros dias, Peniche será o epicentro das discussões, exposições e debates, seguindo-se a transferência da conferência para Nazaré no dia 4 de Outubro.
A Global Wave Conference conta com a participação de ONGs fundadoras, como a Surfrider Foundation, Surfrider Foundation Europe, Save The Waves, Wild Coast e Surfers Against Sewage. A sétima edição deste evento é organizada pela Surfrider Foundation e a Surfrider Foundation Europe, entidades que há muito trabalham na defesa dos oceanos e das comunidades costeiras.
Espera-se a participação de cerca de 400 pessoas, incluindo especialistas notáveis de várias áreas. Entre os palestrantes estão nomes como Rita Piçarra, Babacar Thiaw, Francisca Sequeira e Kepa Acero, que irão discutir o empreendedorismo comunitário. Na área da conservação e proteção, destacam-se figuras como Cliff Kapono, Gustavo Huici, Zack Plopper, Catarina Queiroga, Miguel Figueira e Eurico Gonçalves. A vertente artística será representada por Chris Burkard, Xandi Kruzader, João Parrinha, Lisa Marques e Marta Musso, enquanto na indústria estarão presentes Jean-Louis Rodrigues, Jean-Sébastien Estienne, Tom Kay e Gabe Davies. Por fim, na área do surf de ondas grandes teremos Joana Andrade, Greg Long, Maya Gabeira, Miguel Blanco e João de Macedo, entre outros.
A missão da Global Wave Conference é reunir alguns dos maiores especialistas da comunidade do surf e abordar temas essenciais como a conservação e a inovação, procurando soluções realistas para os desafios mais urgentes que os oceanos enfrentam.
Informações adicionais, como o line-up do evento, podem ser encontradas no site oficial da GWC.