Francisco Mittermayer sagra-se campeão em Ribeira d’Ilhas

 

Fotografia: Pedro Broeiro/ESC

 

Francisco Mittermayer saiu como grande vencedor do Ericeira Juniors, final do Campeonato Nacional de Surf Esperanças na categoria Sub 18, que decorreu este fim-de-semana em Ribeira d’Ilhas.

Foram dois dias marcados por ondas de excelente qualidade, com cerca de um metro e meio no Sábado e dois a três metros no Domingo – estiveram presentes 32 atletas, que se apuraram através dos 6 Circuitos Regionais, das vagas provenientes de 2021 e de Wildcards atribuídos pela Federação Portuguesa de Surf (FPS).

Francisco Mittermayer levou de vencida Martim Nunes

No primeiro dia da competição, tal como as previsões vinham anunciando, as condições ao longo do dia mantiveram-se bastante consistentes na mais conhecida praia da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, com ondas de cerca de metro e meio, tendo toda a competição decorrido de acordo com o planificado até à quarta ronda. Em grande destaque neste dia estiveram Matias Canhoto (PPSC) com a melhor pontuação do dia, Martim Nunes (Lombos) e Francisco Queimado (ESC), que não se livraram do susto de caírem para as repescagens na ronda inaugural, Afonso Pinto (ESC), Francisco Mittermayer (Estoril Praia), Francisco Ordonhas (Lombos), Tiago Stock (Lombos) e Santiago Graça (Lombos)

Já no Domingo, com as previsões de entrada de um swell fortíssimo previsto a partir das 12 horas, a prova iniciou-se às 7:30, com os quartos-de-final, em formato ‘man x man’ com a duração de 25 minutos. Nesta ronda destacaram-se alguns heats memoráveis, como Matias Canhoto x Afonso Pinto, ou o que opôs Martim Nunes a Francisco Queimado, onde foram obtidas a melhores pontuações desta ronda.

Já nas meias-finais, Martim Nunes obteve o melhor score de todo o campeonato (17,00), destacando-se ainda a melhor onda de todo o campeonato (9,25), que lhe permitiu eliminar Matias Canhoto, enquanto na outra meia final Francisco Mittermayer venceu Francisco Ordonhas por uma margem muito curta de apenas 0,10 pontos.

Na grande final, disputada ao longo de 30 minutos e já com a entrada de alguns “sets-vassoura”, Francisco Mittermayer levou de vencida Martim Nunes, até então insuperável, com duas ondas na casa dos 6 pontos cada. Martim apenas conseguiu que uma das suas ondas fosse avaliada em 6,25, ficando a necessitar de uma outra onda de “backup” para chegar a um titulo que já em 2020 e 2021 lhe fugira por muito pouco.

A encerrar o campeonato, debaixo de alguma chuva, com a presença do Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, Filipe Abreu, e de Ricardo Ferreira como representante do Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar, o principal sponsor da prova, procedeu-se à tradicional cerimónia de entrega de prémios, onde foram distribuídos troféus e prémios da Billabong, Boardculture e Native Açaí.

Este evento foi organizado pelo Ericeira Surf Clube, Federação Portuguesa de Surf e Câmara Municipal de Mafra, tendo como principais Sponsors o Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar, Native Açaí, Billabong, Boardculture Store, Ericeira Surf & Skate, Boardculture, Cariuma, TOMRA, Semente, Busch, FCS, Dakine, MAR Surfboards, Mica Surfboards, Wavegliders, Mothersurf, 58 Surf, Caixa de Crédito Agricola de Mafra, Maika’i e Fonte Viva. A Junta de Freguesia da Ericeira, IPDJ, Ericeira WSR e Ericeira WSC são os Parceiros Institucionais. Os Media Partners do evento são a Surf Total, MEO Beachcam, Onfire, AZUL – Ericeira Mag, Jornais o Carrilhão e O Ericeira, Mafra TV e RCM.