Fotografia: José Guerra
A 7ª edição do Portuguese Surf Film Festival (PSFF), a realizar-se entre os dias 20 e 29 de Julho na Ericeira, já tem um filme garantido na programação: o documentário “7 Ondas da Reserva Mundial de Surf da Ericeira”, cuja antestreia aconteceu Sábado no auditório da Casa de Cultura Jaime lobo da Silva.
Segundo aquilo que a AZUL apurou junto de fontes do Instituto de Cultura Europeia e Atlântica – ICEA –, responsável pela obra, em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, só depois desta estreia no festival de cinema de surf o filme ficará acessível online, nomeadamente no YouTube e nas redes sociais.
Na verdade, tratam-se de “vários filmes de 3 minutos concebidos para as redes sociais. Todos juntos têm uma duraçāo de cerca de 30 minutos”, como explicou Pêpê Carrasco, consultor do filme produzido pela MediaPark.
A AZUL esteve presente na antestreia do filme, que abre com uma introdução genérica sobre a Ericeira e que depois se desenvolve com segmentos dedicados a cada onda da World Surfing Reserve: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos, e São Lourenço.
De acordo com o realizador José Joāo Silva, uma das conquistas deste filme consiste em mostrar as ondas não apenas acima da linha do mar, mas também por baixo, revelando os fundos responsáveis por estas pérolas da nossa costa através de filmagens subaquáticas. E também se pretendeu dar voz “a diversas gerações para quem estas ondas sāo tāo importantes”.
Além da voz off, a narração faz-se através dos depoimentos de vários surfistas e bodyboarders, entre praticantes locais e figuras nacionais: Tiago ‘Saca’ Pires, Alex Oliveira, Filipe ‘Rastef’ Henriques, Filipe Valadão, Miguel Barata de Almeida, José Pyrrait, João ‘Mag8’ André, Miguel Ruivo, Paulo “do bairro” Rodrigues ou os irmãos Martim e Francisco Carrasco, entre outros.
De acordo com António Carlos Serra, representante do ICEA, este documentário serve também para memória futura do estado actual da Reserva Mundial de Surf, numa era de alterações aceleradas e profundas, nomeadamente ao nível climático.