Fotografia: Câmara Municipal de Mafra
A partir do final deste ano o Torreão Sul do Palácio Nacional de Mafra será o lar de uma nova extensão do Centro Europeu de Música (CEM). A iniciativa, fruto de um acordo entre a Câmara Municipal e o CEM, visa promover actividades culturais e de investigação ligadas à música, consolidando Mafra como um ponto de referência global no cenário musical.
O projecto tem como principal objectivo o desenvolvimento de actividades culturais ligadas à música, proporcionando um impacto positivo na vila de Mafra. Com a instalação deste polo, as duas entidades visam aumentar a visibilidade da vila de Mafra como uma das capitais mundiais da música, além de promover a prática musical e dinamizar os territórios através do Centro Europeu de Música.
a escolha de Mafra como sede do CEM está profundamente radicada na história musical da vila
Para viabilizar o projecto, a Câmara Municipal de Mafra comprometeu-se a apoiar financeiramente o CEM com 100 mil euros anuais em 2024 e 2025. Este investimento é visto como essencial para a implementação e desenvolvimento das actividades planeadas, que incluem programas de investigação, criação cultural e intercâmbio musical.
A escolha de Mafra como sede do CEM está profundamente enraizada na rica história musical da vila. Desde a construção do Palácio, a música sempre teve um papel central na cultura local. O futuro Museu Nacional da Música, o Polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e o Arquivo Nacional do Som são exemplos de instituições que reforçam essa ligação histórica e cultural.
O CEM não se limita a Mafra. A programação estende-se a diversos territórios nacionais, em colaboração com municípios como Braga, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Grândola, Lisboa ou Porto. Já em Outubro estes municípios tinham chegado a um acordo para cooperar na programação cultural e na instalação do CEM em Mafra.
Três programas principais já estão em desenvolvimento no CEM: Via Scarlatti, Música e Oceanos e Música e Ecologia. O programa Via Scarlatti, por exemplo, (um trabalho conjunto dos músicos Pedro Emanuel Pereira, Vítor Joaquim e Rui Gato) inclui o projecto “Passarola”, invenção do padre português Bartolomeu de Gusmão, que combina música e literatura. Inspirado na Sonata em si menor K.87 de Scarlatti e no romance “Memorial do Convento” de José Saramago, este projecto explora a interação entre música, história e literatura.
Mafra prepara-se para uma nova era de protagonismo cultural
A extensão do CEM em Mafra pretende atrair músicos e investigadores de diversas partes do mundo e, ao mesmo tempo, promover um ambiente de partilha cultural e científica.
Com esta iniciativa, Mafra prepara-se para uma nova era de protagonismo cultural, na qual reafirma a sua importância histórica enquanto projecta o futuro como um centro de excelência musical e cultural na Europa.