Fotografia: CMM
No dia 26 de Novembro Mafra vai acolher uma visita guiada à exposição “Instrumentos Musicais Chineses”, patente na Galeria Municipal instalada no Torreão Sul do Palácio Nacional, a qual será seguida de um workshop no âmbito desta temática.
Esta iniciativa vai decorrer entre as 15 e as 16 horas e vem integrada numa mostra com um acervo instrumental representativo da música chinesa, cujas formas, materiais e sonoridades podem ser experienciados através do workshop, explorando a respectiva semelhança com instrumentos ocidentais equivalentes, numa demonstração da universalidade da música.
demonstrar a universalidade da música e desenvolver o interesse dos participantes pela música chinesa e respectivos instrumentos
A visita guiada à exposição tem como principal objectivo dar a conhecer ao público o potencial da arte sonora na civilização chinesa, bem como sensibilizar para a importância do estudo sistémico da música e dos instrumentos musicais chineses em Portugal.
O evento voltará a repetir-se, estando agendadas visitas para os dias 28 de Janeiro, 25 de Fevereiro e 25 de Março de 2023.
Esta exposição, resultado de uma parceria entre a autarquia, o Centro Cultural e Científico de Macau e a Fundação Jorge Álvares por ocasião do 3º aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra na Lista do Património Mundial da UNESCO, foi inaugurada a 7 de Julho deste ano e estará patente até ao dia 30 de abril de 2023.
A participação no evento é gratuita, mediante inscrição, e tem um limite de 30 pessoas.