Fotografia: DR
Sábado à tarde a Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, vai receber a apresentação do Projecto David Melgueiro/Expedição Marborealis e a exposição colectiva Oceano – Mar é Vida.
Esta iniciativa, organizada pelo Instituto de Cultura Europeia e Atlântica (ICEA), a Câmara Municipal de Mafra e a Associação David Melgueiro, desdobra-se em vários momentos distintos mas complementares.
O projecto David Melgueiro/Expedição Marborealis, que será apresentado às 16:30 pelo Comandante e Presidente desta associação, José Mesquita, consiste na construção de um veleiro projectado pelo arquitecto naval Tony Castro, cuja criação tem como objectivo promover os estudos oceanográficos e ambientais. A expedição Marborealis é uma acção de sensibilização que pretende alertar para as consequências das alterações climáticas no que toca ao desenvolvimento sustentável do planeta. Um projecto de carácter científico que pretende reunir a comunidade científica, empresas nacionais e arte, numa acção em que a responsabilidade e a sensibilização ambiental têm expressão no estudo dos impactos do aquecimento global nos ecossistemas oceânicos e na atmosfera.
O projecto inicia-se com a adaptação de uma embarcação à vela para a execução de expedições e investigação, tendo esta a capacidade de navegação em todos os oceanos. Assim, o objetivo passa por reconstituir o trajecto de Vasco da Gama, da Rota da Seda e do lendário David Melgueiro numa viagem de circum-navegação através dos Oceanos Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico. Será uma epopeia náutica sem precedentes na história da navegação em geral e da navegação à vela em particular. A travessia do Cabo da Boa Esperança, do Mar do Sudoeste Asiático e da China, o famoso Mar de Bering e Mar Ártico pela passagem do Nordeste (costa Siberiana) é um feito que promete não deixar ninguém indiferente.
Em seguida, será proferida a palestra “Os oceanos e o clima do planeta” pelo Prof. Roberto Gamboa – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Depois, o Professor Doutor António Pascoal, do Instituto Superior Técnico, partilhará o seu conhecimento sobre “A robótica marinha: ferramenta para o estudo dos oceanos”. Antes da abertura da exposição, o escultor Carlos Oliveira abordará a relação da mesma com o projeto David Melgueiro/Expedição Marborealis.
Pelas 18:00 será então inaugurada a mostra colectiva Oceano – Mar é Vida, que reúne trabalhos de pintores, escultores e tecelões, sendo dinamizada pelo grupo Tertúlia das Artes da Associação David Melgueiro, que presta apoio operacional a actividades científicas e técnicas nas áreas da preservação ambiental e das ciências do mar, com destaque para o projecto de construção de um veleiro oceanográfico para expedições marítimas científicas.
A exposição, que pretende também sensibilizar para a preservação dos ecossistemas (alertando para as agressões a que são submetidos os oceanos, sem esquecer os fenómenos extremos como os tsunamis, as tempestades e o desaparecimento dos gelos das altas latitudes), estará patente na Casa da Cultura entre os dias 29 de Abril e 21 de Maio de 2017.