Fotografia: CMM
A Galeria Municipal Orlando Morais, localizada na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, vai receber a exposição ‘MAMAMINHA’, uma criação singular da artista Inês Carrelhas. Esta exposição aborda a vivência do cancro da mama de uma forma única e esteticamente cativante. A mostra estará patente na Ericeira de 14 de Outubro a 12 de Novembro, com a cerimónia de abertura marcada para as 18 horas.
A artista têxtil Inês Carrelhas é um exemplo notável de como a expressão artística pode ser uma poderosa ferramenta de sensibilização. O projecto que culminou na exposição actual, intitulada “MAMAMINHA”, teve origem em 2018, um ano marcante na vida de Inês Carrelhas. Entre os corredores do Instituto Português de Oncologia (IPO) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a artista encontrou inspiração para dar vida a esta criação notável.
narrativas poderosas que exploram a dor, a resiliência, a aceitação e a transformação
A experiência pessoal de Inês Carrelhas com o cancro de mama moldou profundamente o seu trabalho, pois não apenas sobreviveu a essa batalha, como também optou por canalizar a sua jornada em arte, tornando-se uma voz poderosa para a consciencialização desta doença que afecta tantas mulheres, e homens, em todo o mundo.
A exposição “MAMAMINHA” é composta por cinco instalações site-specific de arte têxtil, cada uma delas repleta de simbolismo e significado. Inês Carrelhas utiliza materiais têxteis e técnicas de criação têxtil para transmitir as complexidades da vivência do cancro da mama, tanto em termos físicos como emocionais.
As instalações não são apenas obras de arte visualmente impressionantes, mas também narrativas poderosas que exploram a dor, a resiliência, a aceitação e a transformação. Cada peça é como uma página de um diário pessoal, compartilhando não apenas a experiência da artista como também os testemunhos de outras sete mulheres que enfrentaram o cancro da mama.
Para obter mais informações sobre esta exposição pode entrar em contacto através do telefone +351 261 860 550 ou pelo e-mail galerias@cm-mafra.pt.