Fotografia: DR
No ano em que se assinala o tricentenário do lançamento da primeira pedra do Real Edifício de Mafra, a Câmara Municipal de Mafra, a Fundação José Saramago e o Palácio Nacional de Mafra prestam homenagem à construção do monumento através da exposição documental “Memorial do Convento”, que vai ser inaugurada Domingo, pelas 17 horas, na Galilé do Palácio.
A exposição apresenta um conjunto de documentos, desde fichas sobre a obra do escritor até fotografias, anotações dactilografadas e escritas, exemplares de “Memorial do Convento” em edições portuguesas e estrangeiras e um conjunto de sete quadros, da autoria do pintor José Santa-Bárbara, relativos à história do livro.
O romance “Memorial do Convento” é uma das obras mais emblemáticas de José Saramago, que em 1998 foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura. Um livro povoado por personagens singulares (um rei devoto, um padre que queria voar e uma mulher com poderes) e cujo enredo se encontra umbilicalmente ligado ao Palácio Nacional de Mafra.
A exposição, que estará patente até ao dia 31 de Maio, é de entrada livre.