Fotografia: Pedro Carvalho
A chamada foi feita: a etapa Prime ericeirense do Bodyboard Pro Tour 2014, uma de duas finalíssimas nacionais para apurar os campeões nacionais de bodyboard, disputa-se Sexta-feira na praia da Empa. Para além dos 16 melhores classificados do ranking nacional, Filipe ‘Cabrela’ Raposo e Micael Neves, bodyboarders do Ericeira Surf Clube, também vão participar na competição via wildcards.
“Existe muita expectativa dos atletas em relação a este formato de competição e todos esperamos que as condições estejam perfeitas para um bom espectáculo de bodyboard”, disse Nuno Olim, director do circuito, numa nota enviada às redacções.
Após a disputa das quatro provas do calendário – Sagres, Açores, Santa Cruz e Cortegaça –, os top 16 nacionais vão ter de disputar duas etapas decisivas para encontrar os novos campeões. A primeira joga-se na Ericeira e a segunda, em finais de Novembro, na Nazaré. Para além da categoria Open, estão igualmente em competição os melhores atletas em dropknee.
Filipe Raposo, vice-campeão nacional, é um dos nomes na lista de convocados. O bodyboarder de S. Julião recebeu um wildcard para a prova, embora uma hipotética vitória não signifique que este se torna campeão nacional. ‘Cabrela’ não consta do top 16, pelo que apenas participa na competição por se tratar de um bodyboarder da terra.
O mesmo acontece com Micael Neves, jovem atleta em representação da vila na primeira finalíssima.
Os top 16 chegam às derradeiras etapas com um total de pontos correspondente à sua posição na classificação ao fim das quatro etapas regulares. Ou seja, o líder do ranking – Hugo Pinheiro, nesta altura – chega à Ericeira com 1000 pontos. Já Manuel Centeno, 2º classificado, parte para as finais com um total de 860 pontos.
No dropknee, Nicolas Rosner, da Praia Grande, lidera a classificação, mas tem na perseguição dois bodyboarders do Ericeira Surf Clube: Rui Bonacho e Tiago Pimentão, segundo e terceiro classificados, respectivamente.
A etapa Prime do Bodyboard Pro Tour na praia da Empa é uma organização da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Portuguesa de Bodyboard em conjunto com o Ericeira Surf Clube.