Fotografia: António Lopes/MDN
É já no Domingo, dia 9 de Abril, que decorre o “Linhas de Torres – Running Challenge”, uma corrida entre concelhos, maioritariamente composta de trail mas também por alguns percursos em estrada.
Este trail, certificado pela Associação Trail Running Portugal (ATRP), incorpora duas distâncias longas e duas distâncias curtas, sendo as mais extensas de 100 e 42 km e as mais pequenas de 10 e 5 km, respectivamente.
A corrida de 100 km, ou Ultra Maratona, é individual e considerada uma prova em semiautonomia (a capacidade de ser autónomo entre dois Postos Apoio e Controlo (PAC), tanto do ponto de vista alimentar, como do vestuário e da segurança, que permita adaptar-se a problemas imponderáveis ou climatéricos que surjam) por trilhos e estrada, entre os concelhos de Vila Franca de Xira e Torres Vedras, na histórica rota das Linhas de Torres, com um desnível positivo acumulado (D+) de 3000 metros e desnível negativo acumulado (D-) de 2980 metros. A prova tem como ponto de partida a Praia dos Pescadores, pelas 7 horas, em Vila Franca de Xira, e como meta a Expotorres, em Torres Vedras.
A Ultra Maratona tem também o modo estafeta e partilha as mesmas características da prova invididual, no entanto esta é dividida em 5 etapas: a 1ª etapa numa extensão de 35,5 km e ponto de partida na Praia dos Pescadores; a 2ª etapa é composta por 11,6 km, com partida em Forte do Alqueidão; a 3ª etapa tem 14,5 km, com começo na Serra do Socorro; a 4ª etapa com um comprimento de 19,4 km, a começar em Castro do Zambujal; e a última e 5ª etapa tem ponto de partida na Foz do Sizandro e uma extensão de 19,7 km.
rota estreou em 2013 de forma a homenagear todos aqueles que a construiram e protegeram o sistema defensivo
A segunda prova mais comprida, de 42 km, individual e a cavalo, está marcada para as 9:30 da manhã, tem como ponto de partida o Convento de Mafra e inclui passagens por belas áreas verdes da Tapada Nacional de Mafra, pelo Forte do Sonível, pelos Fortes de Enxara, pela Ermida da Serra do Socorro e pelo Castro do Zambujal, estando a meta definida na Expotorres. Esta rota compreende um desnível positivo de 1600 metros.
Em relação às restantes provas, o percurso de 10 km está agendada para as 16:00 e é feito por trilhos e estrada, com partida e chegada definidas na ExpoTorres, contando com um D+ de 187 metros. Já a prova de 5 km é uma caminhada que se iniciará pelas 9:30, acabando, igualmente, no Palácio Nacional de Mafra.
O evento é uma rota iniciada em 2013 de forma a homenagear todos aqueles que construíram e protegeram o sistema defensivo, património turístico-militar de Portugal, conhecido como Linhas de Torres, que está inserido nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Esta rota evoca acontecimentos que ficaram escritos na história, há cerca de 200 anos, num sistema defensivo constituído por três linhas de defesa, que se estendia por dezenas de quilómetros entre o Tejo e o Atlântico, traçado pelo Duque de Wellington. Os caminhos eram percorridos por correios militares que voltam a fazer história neste evento solidário.
Para além da sua vertente histórica, esta é uma causa solidária que tem a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) como entidade beneficiária do evento. A instituição tem como objectivo assegurar os direitos dos deficientes militares, reivindicando e desenvolvendo condições que possibilitem o pleno exercício da cidadania.
O preço para participar neste evento desportivo varia entre os €5 e os €120, dependendo da data de inscrição e do percurso, sendo o limite definido o dia 6 de Abril. Mais informações sobre a tabela de preços e inscrições podem ser vistas aqui. Para mais informações sobre o “Linha de Torres – Running Challenge” é possível visitar o site oficial do evento.