Fotografia: ESC
O Ericeira Surf Clube (ESC) encontra-se entre os vencedores dos Prémios Capacitar 2020, promovidos pelo Banco BPI e pela Fundação “La Caixa”.
Entre os 28 premiados está o projecto Surfing4Inclusion, que visa promover a qualidade de vida da pessoa com deficiência através do surf e da prática do exercício físico adaptado e da educação.
Esta iniciativa, contemplada com 6.500€, integra uma metodologia de sensibilização e desenvolvimento de competências pessoais, sociais, profissionais e cívicas dos atletas e pessoas com deficiência.
a pandemia deixou as pessoas com deficiência em condições de desigualdade
Os Prémios Capacitar resultam de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação “La Caixa”, procurando dar resposta ao trabalho de muitos profissionais e voluntários em entidades do terceiro sector, através do apoio a projectos destinados a promover a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente em situação de vulnerabilidade social.
Os projectos apresentados por instituições privadas sem fins lucrativos distinguidos no âmbito da 11ª edição destes prémios recebem um total de 750 mil euros, que irão apoiar cerca de 1.400 pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida devido à suspensão das actividades terapêuticas, pedagógicas e de apoio social durante a pandemia de Covid-19. Esta situação provocou a perda de autonomia e agravou os problemas de inclusão de pessoas com deficiência, exigindo aos seus cuidadores que, na ausência de qualquer tipo de apoio, assumissem em exclusivo a prestação dos cuidados do dia-a-dia, criando situações de absoluta exaustão dos mesmos.
Segundo dados de um estudo do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), a pandemia deixou as pessoas com deficiência em condições de desigualdade no acesso à educação, sem terapias nem apoios sociais. O estudo “Deficiência e COVID-19” revela que em 40% dos inquiridos foram suspensos apoios fundamentais tais como terapias importantes para o desenvolvimento motor e cognitivo e serviços de assistência pessoal. As actividades terapêuticas e pedagógicas suspensas (incluindo transporte para serviços de saúde) durante o estado de emergência também contribuíram para comprometer a autonomia e o bem-estar das pessoas com deficiência.
Miguel Barata de Almeida, presidente do ESC, considera que “a aprovação deste Projecto demonstra bem que o caminho que teremos de seguir futuramente é este, em que poderemos alicerçar muitas das nossas actividades e projectos através dos mais variados programas de financiamento, alinhando a nosso lado as entidades públicas e privadas no seu desenvolvimento”.
Recorde-se que recentemente o Ericeira Surf Clube viu aprovada pela Comissão Europeia uma candidatura para a celebração do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês