Fotografia:
A Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, vai ser o palco para a apresentação pública do “Estudo de Impacto Económico do Alojamento local na Área Metropolitana de Lisboa (2016 – 2020)”. Promovido pela AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, este documento será apresentado por Hélia Pereira Gonçalves, do ISCTE / Future Cast Lab.
Nesta sessão, agendada para amanhã, dia 4 de Julho, a partir das 9 horas, serão também distinguidas algumas unidades de Alojamento Local do Concelho de Mafra, que receberão os primeiros certificados do programa “quALity” à escala nacional, numa parceria entre a AHRESP e a Câmara Municipal de Mafra.
O alojamento local tem vindo a assumir um papel cada vez maior no contexto turístico nacional e do Concelho de Mafra, em particular. Em virtude deste facto, o Município de Mafra tornou-se pioneiro na adesão ao programa “quALity”, promovido pela AHRESP.
Este programa destina-se a todos os estabelecimentos de alojamento local que estejam em funcionamento, independentemente da sua tipologia. As entidades responsáveis pretendem que esta qualificação represente uma tripla mais-valia para o Alojamento Local: uma garantia para a procura; uma segurança para os proprietários e a criação de uma oferta competitiva num ambiente de concorrência leal. Esta certificação visa, assim, defender a qualidade, credibilidade, notoriedade e prosperidade do Alojamento Local em Portugal, sendo financiada pelo Turismo de Portugal e pela Câmara Municipal de Mafra.
Entre as diversas personalidades que vão marcar presença nesta sessão, destaque-se a do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.