Fotografia: DR
Houve vários surfistas da Ericeira e atletas que representam o Ericeira Surf Clube (ESC) a serem distinguidos nos Portugal Surf Awards 2020, cerimónia de entrega de prémios realizada no fim-de-semana e que serviu para encerrar a temporada competitiva nacional.
Frederico Morais e Teresa Bonvalot (campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf) subiram ao palco para serem coroados com os títulos de campões nacionais – conseguiram ambos o terceiro título da carreira. Um dos momentos altos da noite foi o discurso de vencedor de ‘Kikas’, que recebeu o troféu de campeão nacional das mãos do pai, Nuno Morais.
Mas houve mais prémios ao longo da noite, sendo vários deles atribuídos a personalidades da Ericeira ou a atletas que representam o Ericeira Surf Clube.
Os juniores Afonso Antunes e Kika Veselko (ambos atletas do ESC) foram mesmo os surfistas que mais vezes subiram ao palco. Além de terem dominado os prémios para os mais jovens – ambos venceram o Sumatra Surf Trip e Santander Award, que alia a performance desportiva ao rendimento escolar – ‘Kika’ ainda foi eleita pelos media partners da Liga MEO Surf como a surfista com a maior evolução do ano. Afonso, por sua vez, foi eleito pelos seus pares como o Surfer’s Surfer, enquanto a surfista vencedora desta categoria foi Yolanda Hopkins.
Gregório foi distinguido como Personalidade do Ano pelo impulso que deu para o regresso dos surfistas ao mar após o confinamento
Outro dos grandes momentos da noite foi a homenagem prestado pelos melhores surfistas nacionais a Pedro Lima, que culminou com a entrega do troféu em nome do malogrado actor (que visa distinguir o surfista com maior fair play dentro e fora de água) a Gony Zubizarreta, surfista galego residente na Ericeira desde 2011.
Nos troféus especiais José Gregório (quem em Setembro protagonizou a rubrica “Memórias do Surf Jagoz”) foi distinguido com o prémio Personalidade do Ano, em virtude do impulso e contributo que deu para o regresso dos surfistas ao mar a 4 de Maio, depois de a prática do surf ter sido interdita durante o confinamento.
O Ericeira Surf Clube partilhou na sua página de Facebook a fotografia em destaque neste artigo com a seguinte legenda: “Há consagrações que são para partilhar por todos. Que todos sigam os vossos exemplos GONY e ZÉ 👌🤩🤙🔝.”
Já a MEO e a Fundação Altice foram distinguidas com o Prémio Carreira, pelo 10º aniversário da ligação ao surf nacional. Destaque ainda para a eleição do Allianz Sintra Pro pelos surfistas como a etapa do ano e para a atribuição a Miguel Blanco do prémio Praia Limpa, pelo exemplo que tem dado em prol do ambiente.
Liga MEO Surf 2020:
– Campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf: Frederico Morais e Teresa Bonvalot;
– Vencedores da Allianz Triple Crown: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot;
– Maior evolução do ano: Kika Veselko;
– Melhor onda: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot;
– Juniores do ano: Afonso Antunes e Kika Veselko;
– Santander Award: Afonso Antunes e Kika Veselko;
– Surfers’ Surfer: Afonso Antunes e Yolanda Hopkins;
– Melhor Evento: Allianz Sintra Pro;
– Prémio Praia Limpa Fundação Altice: Miguel Blanco
– Prémio Pedro Lima Fair Play: Gony Zubizarreta
Outras Distinções
– Personalidade do Ano 2020: José Gregório;
– Prémio Carreira 2020: MEO/Fundação Altice.