Texto: Hugo Rocha Pereira | Fotografia: AZUL
Oh-Oh-Oh!!! Falta pouco mais de uma semana para o Natal, pelo que os preparativos para a Consoada e para o dia 25 de Dezembro estão em marcha acelerada. Já têm os ingredientes para a Ceia? E as prendas para os familiares e amigos?! Se ainda vos faltarem algumas, podem falar com o Pai Natal na Ericeira ou em Mafra, durante as suas últimas presenças na iniciativa “O Natal Chegou à Vila“. Foi precisamente na inauguração do espaço instalado no ‘Jogo da Bola’ que travámos conhecimento com o barbudo mais bonacheirão de todos os tempos… e não podíamos perder a oportunidade para conversar com esta figura universal, que nos surpreendeu pelo sentido de humor e espírito jovial.
Como consegue chegar a casa de todas as crianças?
Não é fácil, mas consigo chegar a todas as casas graças aos fusos horários: o Pai Natal dispõe ao todo de 31 horas para entregar as suas prendas às crianças em todo o Mundo. Mesmo assim, preciso de percorrer aproximadamente 510.000.000 km para cumprir a tarefa. Apenas com a preciosa ajuda dos duendes e das suas nove renas (Rodolfo; Corredora; Dançarina; Empinadora; Raposa; Cometa; Cupido; Trovão e Relâmpago) se torna possível cumprir a tarefa.
preciso de percorrer aproximadamente 510.000.000 km para cumprir a tarefa
Quais são os principais pedidos das crianças da Ericeira e de Mafra?
Não variam muito: normalmente, a maioria pede brinquedos e algumas já pedem as novas tecnologias… e depois temos ainda aquelas que simplesmente pedem saúde e paz no Mundo!
… e do resto do mundo?
Estão em sintonia com as crianças da Ericeira e de Mafra.
Normalmente são os pais ou os filhos que têm a iniciativa de ir ter consigo?
Geralmente são as crianças que tomam a iniciativa, mas no caso de algumas mais envergonhadas são os pais que as incentivam. Depois, como o Pai Natal está atento a todas as crianças, acaba por chamá-las e conversar um pouco com elas… e aí fica tudo bem!
Agora pedem-lhe mais selfies ou continua a prevalecer o retrato tradicional?
O retrato tradicional já não se pratica muito. Hoje em dia toda a gente tem telemóvel e os pais também costumam querer aparecer nas fotos com o Pai Natal. Também não podemos esquecer as pessoas de outros países que nos visitam nesta época ou que estão cá imigradas… estas também tiram muitas selfies para enviarem às respectivas famílias nos respectivos países.
ainda nunca senti a necessidade de me deslocar de avião!
Quantos Quilómetros já fez este natal? Anda sempre de trenó ou por vezes apanha um avião?
Este Natal ainda não fiz muitos quilómetros, até porque estou ocupado em ler os pedidos de todos os meninos e meninas, mas quando me desloco é sempre com as minhas preciosas renas… ainda nunca senti a necessidade de me deslocar de avião!
Ainda desce muitas chaminés?
Sim, ainda desço muitas chaminés, embora algumas sejam bem apertadas, mas para satisfazer os pedidos das criancinhas todos os esforços valem a pena.
Depois do Natal deve ficar muito cansado… em que período entra de férias?
Sim, de facto fico um pouco cansado. Depois do Natal fico uns diazinhos em casa a repousar, até porque não posso ir de férias… há que começar logo a tratar do próximo Natal: manter as renas em perfeitas condições dá muito trabalho, se bem que posso contar com a ajuda dos meus duendes.
E o que faz no Verão? Costuma fazer surf na Ericeira?
Não costumo fazer surf, mas isso não está fora de hipótese. Ainda por cima a Ericeira é um local de excelência para esta modalidade, uma vez que é Reserva Mundial e muito emblemática pelas suas sete ondas icónicas de classe mundial, que compõem um conjunto com uma variedade única, oferecendo condições e oportunidades para surfistas de todos os níveis.
Depois do Natal fico uns diazinhos em casa a repousar
Já entregou muitas prendas no Palácio Nacional de Mafra? E aos animais da Tapada?
A maior prenda do Palácio está agora em fase de finalizações – são os carrilhões!! Quanto aos animais da Tapada, estes não necessitam de prendas materiais: apenas pedem um bom ambiente e que não haja incêndios nos seus habitats, se bem que isso não seja apenas uma prenda para os animais mas para toda a humanidade.
Os pescadores da Ericeira já lhe fizeram algum pedido especial?
Os pescadores da Ericeira não têm por hábito pedir bens materiais; o que eles mais pedem é saúde e protecção divina para quando saem na faina e enfrentam difíceis condições marítimas.

O Pai Natal é uma das principais atracções da iniciativa “O Natal Chegou à Vila”, promovida pela Câmara Municipal de Mafra.
O Pai Natal e o Menino Jesus são amigos ou existe uma certa rivalidade entre os dois?
Somos amigos!… Não existe entre nós qualquer tipo de rivalidade.
É verdade ou mito que é benfiquista?
O Pai Natal não tem clube, embora haja um clube de futebol na minha terra que este ano até subiu de divisão – é o Football Club Santa Claus e tem sede em Rovaniemi, capital da Lapónia.
O Pai Natal não tem clube
E sobre o alegado patrocínio da Coca Cola, o que tem a dizer?
A Coca-Cola tem a fama de ter sido a primeira empresa a usar uma imagem do Pai Natal para fins promocionais e publicitários, em 1931, mas na realidade a cor original do meu fato era verde. O vermelho surgiu mais tarde em pinturas e depois também no famoso anúncio da Coca-Cola. Foi a partir daí que se impôs como cor natalícia por excelência.
Agradecemos a preciosa colaboração do Sr. José Andrade na realização desta entrevista.