No Encalço do Sol

We Follow the Sun - ph. DR

 

Texto: Hugo Rocha Pereira | Fotografias: We Follow the Sun

 

A inglesa Simone Topolski e o espanhol Carlos Quero são um casal inspirador. Em Setembro trocaram a segurança dos seus empregos por uma odisseia transformadora: cruzar a Europa numa carrinha vintage é por si só uma aventura, mas esta viagem tem como objectivo principal a descoberta interior. Conversámos com Simone para ficarmos a conhecer um pouco melhor o projecto We Follow the Sun, que na semana passada fez da Ericeira ponto de paragem obrigatória, após a dupla aqui ter vivido momentos especiais durante a sua lua-de-mel.

 

O projecto

“O Carlos e eu conhecemo-nos em Londres e aí vivemos juntos durante um ano e meio antes de casarmos. Eu adoro aquela cidade e muitos dos meus amigos e familiares estão lá, mas já há algum tempo que desejava uma mudança de vida e mudar-me para um sítio mais perto da natureza. Enquanto surfista originário do Sul de Espanha, o Carlos nunca gostou do clima nem da ausência de ondas de Londres, pelo que também pretendia viver mais perto do mar. Ambos queríamos começar de novo mas não tínhamos bem a certeza de onde ou como, pelo que decidimos viajar durante algum tempo para descobrir locais de que gostássemos e pensar como gostaríamos de viver a nossa vida em comum. Tem sido uma odisseia de descoberta em todos os sentidos e uma celebração da liberdade e de estarmos juntos a desenhar o nosso próprio destino.”

 

Inspiração

“Adoramos outros bloggers como os autores de ‘Our Open Road’ e ‘Where’s my office now?’, ambos dos Estados Unidos, mas viajamos de forma um bocado diferente deles. Também adoramos o VanLife (grupo do facebook), que celebra pessoas que vivem e viajam em veículos verdadeiramente incríveis. E ainda somos inspirados por muitas pessoas que vamos conhecendo pelo caminho, pessoas criativas e que começaram negócios fascinantes do zero, de roupa a cafés. Pretendemos fazer o mesmo, assim que conseguirmos fixar-nos num sítio.”

 

Background

“O Carlos tem um passado de 18 anos na indústria do surf, já foi responsável por uma empresa em Espanha e trabalhou para marcas como a Rusty pelo mundo fora. Eu tenho trabalhado em regime freelance como jornalista de viagens, designer de interiores e mais recentemente criei conceitos de restaurantes e bares para cadeias de hotéis internacionais. Estamos ambos a gostar de ter algum tempo e espaço para respirar antes de colocarmos a nossa criatividade colectiva ao serviço do nosso próximo projecto.”

 Tem sido uma odisseia de descoberta em todos os sentidos.

Rota

“Começámos a viagem em Londres em Setembro e dirigimo-nos para França pelo Eurotúnel. Parámos em Paris e depois avançámos para o Atlântico. Desde então temos vindo a descer a costa: Sudoeste de França, País Basco, Norte de Espanha e agora Portugal. O Carlos faz longboard e os spots preferidos até agora foram Hossegor, Biarritz, Bidart, Zarautz, Sopelana, Rodiles, Mundaka, Salinas, Malpica, Peniche e a Ericeira, claro!”

 

Contratempos

“Tivemos alguns problemas com a carrinha no norte de Espanha e foi bastante frustrante e caro. Viajamos numa carrinha Ford Falcon com 46 anos a que chamamos Sam e que precisa de muito amor e cuidados. Tem dado alguns problemas mas adoramo-la e não a tocávamos por outro veículo. As pessoas por quem passamos também a adoram: recebemos montes de sorrisos e saudações por onde quer que passemos.”

Simone e Carlos

Simone e Carlos

Ericeira

“Já tínhamos feito uma viagem fantástica na nossa lua de mel e adorámos a Ericeira. A comida e o tempo são incríveis, as pessoas são muito simpáticas e adoramos o estilo de vida descontraído mas sofisticado dos portugueses. É a nossa praia!”

 

Onde é que uma designer/escritora (que adora a natureza e viajar) e um designer/surfista (que precisa do mar como a maioria das pessoas precisa de oxigénio) da Andaluzia constroem o seu lar?

“Continuamos à procura! Quem sabe se não será na Ericeira? Queremos continuar a viagem durante mais um tempo antes de decidirmos.”

 

Manifesto

“Já tivemos muito boas reacções e esperamos que o manifesto defina tudo aquilo que vamos fazer daqui para a frente. Temos grandes planos e esperamos poder inspirar outras pessoas a arriscar e a perseguirem os seus sonhos, por mais loucos que os mesmos possam parecer! Esta aventura incrível ainda não terminou!”

Os sete mandamentos de Simone e Carlos.

Os sete mandamentos de Simone e Carlos.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês