EDP ERICEIRA PRO: Tya Zebrowski e Kauli Vaast são os grandes vencedores

 

Fotografia: Pedro Mestre | Vídeo: Francisco Melim

 

Os franceses Tya Zebrowski e Kauli Vaast são os grandes vencedores do EDP Ericeira PRO, 4.ª etapa do Challenger Series (CS), que terminou este domingo, com excelentes condições, na praia de Ribeira d’Ilhas. Quanto à portuguesa Yolanda Hopkins Sequeira, a surfista terminou a etapa na 3.ª posição, o que equivale a 6.085 pontos, essenciais para a luta pela qualificação para a elite do surf mundial em 2026.

A surfista algarvia mantém o 2.º lugar no ranking, quando faltam 3 etapas para o final do Challenger, e está por isso bem classificada no top 7 que se qualificará para o CT. Yolanda perdeu na bateria das meias-finais, diante da australiana India Robinson. Apesar de ter estado na frente na maior parte do heat, a australiana acabou por virar a bateria com uma onda de 7,33 pontos a alguns minutos do fim.

No final, a portuguesa fez um score total de 11,93 pontos (em 20 possíveis), enquanto India somou 12,83 pontos. “Um terceiro lugar aqui na Ericeira e 2.º no ranking mundial não é nada mau. Vou dar o meu melhor para solidificar a minha entrada para o CT ainda este ano em Saquarema e mostrar ao mundo que somos um país pequeno, mas gigante”, reagiu Yolanda após esta etapa.

Na final feminina, a líder do ranking e favorita Tya Zebrowski venceu a australiana India Robinson. A francesa que, no ano passado, tinha alcançado um 2.º lugar na Ericeira, somou um score total de 13,53 pontos, enquanto a australiana fez 11,93 pontos. “Sinto-me tão bem, vencer aqui é super especial. estou tão feliz de ter vencido este ano, quero só agradecer a todos os que me têm apoiado”, disse a surfista de apenas 14 anos que reforça a liderança do ranking e que é a mais jovem de sempre a vencer uma etapa Challenger Series.

No masculino, mais uma vitória francesa com Kauli Vaast a bater George Pittar na final. O francês somou um score total de 14,06 pontos enquanto o australiano totalizou 11,64 pontos. “Estou muito feliz de vencer, queria mesmo vencer aqui, estive sempre rodeado de boas pessoas, foi o resultado de muito trabalho. Senti que era uma batalha… e venci. Tive tantos heats, desde o primeiro até à final… estou mesmo muito feliz”, disse o surfista de 23 anos, que foi também campeão olímpico.

O Challenger Series continua ainda em Saquarema, no Brasil, de 11 a 19 de outubro. A prova segue depois para Pipeline, no Havaí, e Newcastle, na Austrália. Ao final das sete etapas, os 10 melhores homens e as 7 melhores mulheres do ranking garantem uma vaga no Championship Tour de 2026, sendo que serão considerados os cinco melhores resultados de cada atleta.