Dupla jornada nas ondas de Ribeira

 

Fotografia: Álvaro Fr / ESC

 

As ondas de Ribeira d’Ilhas voltaram a receber este fim-de-semana competições de nível nacional: se no Sábado, 27 de Maio, decorreu uma etapa do CN de Longboard, no dia seguinte foi a vez do CN de SUP Wave. Ambas as provas foram organizadas pelo Ericeira Surf Clube (ESC), que se fez representar por vários atletas.

Os longboarders abriram as hostilidades em condições de gala, de tal forma que muitos consideraram que esta etapa apresentou as melhores ondas dos últimos anos. Diogo Gonçalves, do CRCQL, e Frederico Mittermayer, do Surfing Clube de Portugal, foram os vencedores nas categorias Open e Sub-18, respectivamente.

Na categoria Open, atrás de Diogo Gonçaves ficaram o actual Campeão Nacional João Dantas (2º), Luís Esteves (3º) e Manuel Dantas (4º). Já nos Sub-18 os restantes lugares do pódio foram ocupados por Nicolau Filipe (2º), António Dantas (3º) e o atleta local Sebastião Tavares, 4º classificado.

Já a 2ª etapa do CN de SUP Wave 2017 iniciou-se numa manhã com bastante Sol, sem vento e ondas perfeitas, mas ao longo do dia o vento Sul aumentou de intensidade e a chuva veio atrapalhar a prova. O final do evento seria realizado em condições bastante dificeis e que puxaram pela forma física dos competidores.

Pedro Casqueira, do Surfing Clube de Portugal, repetiu a vitória de 2016 com uma actuação sempre em crescendo ao longo da etapa. Atrás de si, e após uma final muito renhida, ficaram o actual Campeão Nacional, Diogo Queimada (2º classificado), e os talentosos Rui Fialho (3º) e Simão Manuel (4º). É, ainda, de destacar a prestação dos atletas locais: João Paulino terminou no 5º lugar, enquanto as “velhas glórias” José Pyrrait (7º) e Michel Amaro (9º) chegaram, respectivamente, às meias e aos quartos-de-final.