José Estrangeiro conquista Bronze no Powerman Portugal

 

Fotografia: DR

 

O atleta Jagoz José Estrangeiro ficou na 3ª posição da divisão principal (distância longa) do Powerman Portugal 2020, disputada ontem em Mafra pela primeira vez.

O primeiro atleta a cortar a meta foi o belga Seppe Odeyn, com 02:44:08, seguido pelo português João Ferreira, que completou a corrida em 02:44:43.

Seppe Odeyn, muito feliz por ter vencido o primeiro Powerman Portugal, afirmou que «estava a concorrer ao pódio, mas era difícil ter certeza, porque não sabia do que os atletas portugueses eram capazes!» O atleta da Bélgica considerou os atletas portugueses muito fortes “mesmo no percurso técnico e na descida, onde perdi algum tempo”. Seppe mostrou-se muito satisfeito com o Powerman Portugal: «A atmosfera era muito agradável e, perto do palácio, tivemos um público muito caloroso. O atleta português José Estrangeiro é muito popular, então todos estavam muito entusiasmados a gritar por ele».

José Estrangeiro, embaixador do evento que fechou o pódio com 02:45:44 referiu que “é necessário abordar com cautela principalmente por atletas menos experientes” este circuito marcado por subidas e descidas difíceis e curvas muito técnicas.

Na elite feminina, Nina Zoller, 2ª colocada no ranking Powerman, permaneceu isolada durante todo o percurso, conquistando a vitória deste evento com 03: 06: 23. A austríaca Sigrid Herndler foi a segunda mulher a passar a linha de chegada com 03: 06 09:20 e a fechar o pódio esteve Ann Schoot Uiterkamp da Holanda, com 03:10:40.

A vencedora Nina Zoller afirmou que este “foi o melhor evento em que participei” , elogiando a rota, o ambiente e a organização.

A principal marca Run Bike Run do mundo estreou ontem em Portugal. O evento internacional de duatlo superou a participação esperada de cerca de 300 atletas: foram mais de 450 inscritos de 16 nacionalidades de toda a Europa, além de Japão, Austrália ou Canadá. Este evento apresentou duas distâncias: distância longa com 10 km de corrida + 60 km de bicicleta + 10 km de corrida e distância média com 5 km de corrida + 30 km de bicicleta + 5 km de corrida.

A corrida foi essencialmente urbana, começando nos arredores do imponente Palácio Real de Mafra, continuando no Parque Desportivo Municipal. Por sua vez, o ciclismo percorreu as belas estradas de Mafra, numa rota muito desafiadora, que incluiu subidas e descidas íngremes.

Daan de Groot, Holanda, número 1 no ranking mundial de duatlo de longa distância, após sua primeira experiência na prova portuguesa, afirmou o seguinte: « A rota é espectacular, muito bonita, sempre com uma paisagem verdejante». Infelizmente, Daan caiu cedo no ciclismo, desistindo de completar todo o percurso.

Os resultados deste primeiro Powerman foram vistos como muito positivos. Segundo John Raadschelders, presidente da International Powerman Association, o evento tem “a possibilidade de dobrar os participantes já em 2021!” Para Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, esta “ é uma excelente parceria que possibilita relançar o desporto do duatlo no nosso país e colocar Mafra no mapa internacional dessa modalidade”.