Fotografia: Matreno/ANSurfistas
A primeira divisão do surf nacional está quase de regresso à icónica Praia de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira, para a disputa do Allianz Ericeira Pro, a terceira etapa da Liga MEO Surf. Entre os dias 10 e 12 de Junho, a Reserva Mundial de Surf será palco de muita acção protagonizada pelas estrelas do surf português.
O Allianz Ericeira Pro tem um histórico repleto de momentos emocionantes e grandes performances. Em relação à edição de 2022, alguns números chamam a atenção. Ao todo, 101 surfistas competiram e surfaram 842 ondas. A melhor onda, por parte de Frederico Morais, obteve um total de 9,00 pontos (máximo de 10) e a melhor pontuação geral – também alcançada pelo mesmo surfista – perfez um total de 17,15 pontos.
a disputa pelos títulos do surf nacional está em aberto
A realização do Allianz Ericeira Pro é motivo de orgulho para a Câmara Municipal de Mafra – o presidente Hélder Sousa Silva destaca a importância do evento não apenas para os atletas participantes, mas também para a promoção da Ericeira como uma Reserva Mundial de Surf e um destino turístico único, com uma gastronomia rica e tradições locais.
“Ao acolher mais uma etapa da principal competição da modalidade, a Ericeira – distinguida como Reserva Mundial de Surf – saúda não só os atletas participantes, mas também o público presente. Fazemos votos de que, contando com a hospitalidade das nossas gentes, esta seja uma oportunidade para continuar a dar a conhecer a qualidade das ondas e, por outro lado, os muitos activos turísticos que a Ericeira tem para oferecer: da gastronomia às tradições locais”, afirma.
A competição promete ser renhida, com Guilherme Ribeiro, actual campeão nacional, e Francisca Veselko, actual campeã mundial júnior e campeã nacional em 2021, liderando o ranking e vestindo a licra amarela Go Chill. A disputa pelos títulos máximos do surf português está em aberto, com Guilherme Ribeiro e Vasco Ribeiro empatados em pontos no primeiro lugar, assim como Francisca Veselko e Gabriela Dinis no lado feminino.
Guilherme Ribeiro expressa confiança e determinação em manter a licra amarela durante o Allianz Ericeira Pro: “desde o início do ano que estou com a licra amarela, por isso é um feeling que já estou habituado e é uma cor que só me dá mais confiança e vontade de vencer. Ribeira d’ilhas é um sítio especial para mim, foi lá que fiz a minha primeira final na Liga e acho que é uma onda que se adequa muito bem ao meu surf. Nunca venci na Ericeira, por isso a vontade de fazer um bom resultado e manter a licra amarela ainda é maior!”.
Além de ser uma etapa da Liga MEO Surf, o Allianz Ericeira Pro também faz parte do sub-troféu Allianz Triple Crown,
Uma das novidades desta terceira etapa é o regresso da distinção do melhor júnior em competição, através do Waikiki Junior Award. Além disso, diversos prémios paralelos serão disputados, como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às atletas), a Go Chill Expression Session (melhores manobras masculinas e femininas), o Somersby Round (melhor performance desportiva no round 3) e prémios para os melhores surfistas locais da Ericeira.
nesta terceira etapa regressa a distinção do melhor júnior da competição
Os amantes do surf terão a oportunidade de acompanhar o Allianz Ericeira Pro através da transmissão ao vivo na Sport TV, no Facebook e na aplicação da MEO (disponível na posição 810 da grelha de canais), assim como no site da Associação Nacional de Surfistas e nas redes sociais.
Os mais aficionados poderão ainda fazer as suas escolhas através do Fantasy Surfer, com o prazo limite de constituição de equipas até à hora do Call do primeiro dia da prova. O vencedor receberá como prémio um relógio Rip Curl Search GPS 2.
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, contando com o patrocínio de empresas como MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade, o apoio da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.