Obra: Rui Pinheiro
Ana Filipa Martins frequenta o Mestrado Científico (MSc) em Hospitality and Tourism Management (Gestão de Hotelaria e Turismo) na ISCTE Business School e considera-se uma “menina da terra”. Filipa sempre viveu na Ericeira e a sua dissertação centra-se na personalidade do destino turístico Ericeira, tendo como principal objetivo perceber como os locais a percepcionam.
uma dissertação que nos permite perceber qual a melhor forma de comunicar a Ericeira como destino turístico
Enquanto frequentava a parte curricular do seu mestrado, Filipa realizou um trabalho de grupo, no âmbito da Unidade Curricular de Marketing, onde abordava o conceito de marcas de destinos turísticos (destination branding), mais especificamente o conceito de personalidade de marcas de destinos turísticos (destination brand personality) e como os consumidores procuram marcas às quais consigam atribuir traços de personalidade humanos – sendo este um acto natural para o Homem. Durante a elaboração deste projecto, a aluna confessou que lhe ocorria imensas vezes o exemplo da Ericeira enquanto destino turístico e em como a vila podia beneficiar da adopção de certos conceitos ligados a “destination branding”, nomeadamente no que diz respeito a estratégias de comunicação e de promoção do destino. Foi neste sentido que, quando chegou o momento de escolher o objecto da sua dissertação, Filipa decidiu investigar e aprofundar este tema.
Com este estudo, a autora pretende perceber de que forma os stakeholders locais (residentes, proprietários de negócios, associações sem fins lucrativos, meios de comunicação social, etc.) percepcionam a personalidade da Ericeira enquanto destino turístico. Filipa explicou à AZUL que, “na literatura científica, existem vários autores que defendem que a personalidade da marca de um destino turístico deve reflectir a opinião/percepção dos stakeholders locais, uma vez que são estes que interagem com os turistas/visitantes e quem influencia a definição da identidade da Ericeira, pelo que são precisamente estes agentes locais que conseguem moldar, em grande parte, a imagem com que o visitantes saem do destino turístico”.
Filipa basear-se-á em respostas de residentes, proprietários de negócios locais, associações sem fins lucrativos e meios de comunicação social da Ericeira a um questionário sobre a características atribuídas à vila, como a descrevem e que adjectivos a melhor caracterizam. Este inquérito aborda também o reconhecimento da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (que celebra este ano o seu 10º aniversário) e a sua importância/impacto directo positivo para a vila.
um estudo de grande importância para a Ericeira
O âmbito do estudo mostra-se de grande importância para a Ericeira, pois, segundo Filipa, “perceber qual a ideia que os stakeholders locais têm sobre a sua personalidade enquanto destino turístico permite descobrir qual a forma ideal de comunicar a vila, no sentido em que esta deve estar alinhada com a visão e os valores dos locais. Em teoria, se a Ericeira for comunicada com base na visão e percepção dos locais, a imagem que os potenciais visitantes formam do destino antes da visita (por via desses meios de comunicação), será compatível com a imagem que formarão durante e depois da visita – este é o cenário ideal”.
Neste momento, a dissertação encontra-se a ser realizada, não estando ainda finalizada. Quando Filipa apresentar o seu estudo completo a AZUL revelará mais detalhes deste trabalho, numa entrevista exclusiva à autora.