Criadores da Vila Azul: Ana Calhandro

 

Fotografia: Mariana Teixeira

 

Cédula Criativa

Ana Calhandro

Jagoza nascida em 1988, em Lisboa

Website: anacalhandro.com

Redes sociais: Instagram – @anacalhandro.art | Tiktok – @anacalhandro.art

Pintura e Ilustração

pretendo representar a Ericeira como a vemos nos dias de hoje

 

No meu trabalho exploro a essência das minhas raízes, e este meu projecto de pintura e ilustração começa como uma homenagem ao local onde cresci, captando os símbolos da sua identidade preservados na memória colectiva e nas histórias das suas gentes.

Pretendo representar a Ericeira como a vemos nos dias de hoje, destacando o encanto histórico de elementos icónicos da vila, como as suas fontes, fachadas típicas, edifícios históricos ou personagens que todos reconhecemos.

 

Quais são as tuas principais influências e/ou inspirações?

As minhas raízes, a minha história e o local onde cresci são a principal fonte de inspiração.

Como referências, o trabalho do pintor Orlando Morais e do aguarelista Rui Pinheiro, artistas cujas raízes e influências locais se reflectem na forma única de capturar a essência da Ericeira de outros tempos. As respectivas obras são testemunho da sua mestria e do impacto duradouro que têm na cena artística local.

Acompanho também o trabalho de diversos artistas nacionais e internacionais, tais como Ana Aragão, Marta Vilarinho de Freitas, Alicia Aradilla, Stacey Calvert ou Thierry Duval, entre outros.

esta é a minha profissão, forma de pensar, sentir e estar na vida

Destaques do teu percurso artístico

No meu percurso destaco, primeiramente, a minha formação em Belas-Artes, na Universidade de Lisboa (FBAUL) e na Universidade de São Paulo – Brasil (ECA-USP), que moldou o meu entendimento e percepção artística, despertando o meu interesse pelo cruzamento da arte com a ciência.

Nesse período de experiências e descobertas integrei uma residência artística para artistas ibero-americanos (2009), na Cidade do México, que me abriu horizontes. Lá, desenvolvi um cenário interactivo para bailarinos desenharem e produzirem sons com os seus próprios movimentos.

O meu percurso profissional direccionou-se para leccionar no ensino superior e secundário, onde permaneci cerca de 15 anos, até recentemente voltar às origens com este actual projecto de pintura e ilustração.

 

Em que projectos estás a trabalhar agora?

Neste momento encontro-me em fase de produção. Estou dedicada à representação de imagens que preservam a essência do passado local da vila, que perdura na sua versão contemporânea, testemunhando décadas de cultura e tradição. Estão também a surgir boas colaborações que partilharei ao longo deste ano!

 

Objectivos a médio e longo prazo

Para já tenho como principais objectivos o aumento do meu portfolio, desenvolver parcerias locais e concretizar uma exposição de originais. Tenho aprendido a fazer menos planos, a não pensar tanto a longo prazo e a deixar-me surpreender com isso!

 

Dedicas-te a esta área desde quando?

Dedico-me a esta área desde 2005 e a este actual projecto desde 2024.

 

Esta área criativas é a tua profissão?

Actualmente, posso responder que sim: é a minha profissão e também a minha forma de pensar, de sentir e de estar na vida.