Coroação pontifícia em Mafra terá o Cardeal Tolentino de Mendonça como representante do Papa

 

Fotografia: Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra

 

Nos dias 16 e 17 de Setembro terá lugar um momento histórico em Mafra. O Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito para a Cultura e Educação da Santa Sé, foi designado pelo Papa Francisco como o enviado especial para a coroação canónica de Nossa Senhora da Soledade, venerada na Basílica de Mafra, um dos mais importantes templos marianos do país.

Esta será a terceira Imagem em Portugal a receber a honra de ser coroada em nome e com a autoridade do Sumo Pontífice. As duas anteriores foram Nossa Senhora do Sameiro (Braga), em 1904, e Nossa Senhora de Fátima em 1946. Esta concessão é vista como um reconhecimento da devoção à Santíssima Virgem presente na veneranda Imagem da Soledade da Basílica de Mafra, procurando estender a importância deste título mariano e o seu culto a todo o mundo católico.

esta será apenas a terceira imagem em Portugal a receber a honra de ser coroada em nome e com a autoridade do Sumo Pontífice

A coroação de Nossa Senhora da Soledade será realizada no dia 17 de Setembro, às 11 horas. No dia anterior o Cardeal português presidirá às vésperas solenes, às 18h45, que incluirão uma apresentação musical tocada pelos seis órgãos da basílica, algo não realizado desde as Invasões Francesas no início do Século XIX.

A cerimónia de coroação incorporará dois momentos históricos: a utilização de uma coroa simbólica, que inclui representações das litanias de Nossa Senhora, e o uso de um globo em lápis-lazulli, oferecido por um fiel sírio, cristão arménio ortodoxo de Alepo, representando a Missão Evangelizadora de Portugal no Mundo. A coroa foi enriquecida com elementos que simbolizam a devoção à Virgem Maria e a história do país.

Órgãos Basílica – ph: DR

As cerimónias religiosas também marcarão o encerramento do IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades, que acontece em Portugal pela primeira vez. O evento conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, Dicastério para a Evangelização, Conselho das Conferências Episcopais Europeias, além do apoio da Câmara Municipal de Mafra, Escola das Armas e Palácio Nacional de Mafra.

Este evento irá constituir uma oportunidade para celebrar a piedade cristã nas suas diversas expressões e fortalecer o culto à Santíssima Virgem Maria. A Basílica de Mafra, parte integrante do Real Edifício de Mafra, classificado como Património Mundial pela UNESCO, será palco deste momento de fé e devoção que unirá fiéis de toda a Europa em honra de Nossa Senhora da Soledade.