Conversas musicais com O Jazz Bem Disposto no bar Puro Malte

O Jazz Bem Disposto. - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

O bar Puro Malte, na Rua 5 de Outubro, na Ericeira, promove noites de tertúlia sobre jazz às 5ª feiras com a iniciativa O Jazz Bem Disposto. A primeira noite de conversas ao som do género é já no dia 7 de Agosto, pelas 21.30 horas.

A ideia partiu do saxofonista-tenor Pedro Ferreira e é inspirada num antigo programa televisivo da RTP2 em que o maestro Leonard Bernstein partilhava músicas, curiosidades e histórias sobre composições de orquestras e demais artistas intervenientes. O conceito d’O Jazz Bem Disposto é, assim, o da partilha de músicas jazz e paralela conversa sobre os artistas, a história das músicas e as técnicas instrumentais presentes.

Assim, o anfitrião Pedro Ferreira irá apresentar aos participantes algumas das suas músicas jazz favoritas, retiradas da sua colecção de discos, e partirá desse ponto para uma noite de ameno regresso às origens deste género musical. Os participantes estão igualmente convidados a partilhar as suas músicas favoritas e a alimentar o debate.

“Para além da audição e comentários, pretende-se também dar algumas explicações, não muito técnicas, sobre os formatos/estruturas dos temas, a sua harmonia, as linhas melódicas, o raciocínio dos músicos instrumentistas, as diferentes abordagens – conforme a época e a formação que estará a tocar no disco –, entre outros temas”, explicou Pedro Ferreira à AZUL.

A primeira sessão realiza-se a 7 de Agosto e tem como primeiro destaque o lendário álbum “Kind of Blue” de Miles Davis, cujo debate se repartirá por dois dias d’ O Jazz Bem Disposto. Pedro Ferreira será o comentador residente, mas este garantiu à AZUL que é seu objectivo levar ao Puro Malte diferentes artistas jazz “da nossa praça” para também partilharem os seus discos e histórias favoritas.