Conhecidos os heats do Allianz ASP World Junior da Ericeira

Tomás Fernandes renova pela Billabong. - ph. Carlos Pinto

 

Fotografia: Carlos Pinto

 

A três dias do início do período de espera para o Allianz ASP World Junior, que se disputa em Ribeira d’Ilhas entre 25 de Outubro e 2 de Novembro, foram divulgados os heats da final mundial do WCT Junior.

Tomás Fernandes (na foto), atleta do Ericeira Surf Clube (ESC) convidado para participar na prova, vai dar início ao périplo competitivo no heat 7 defrontando o japonês Hiroto Ohhara, um dos atletas a ter debaixo de olho no campeonato, e Matthew McGillivary, da África do Sul.

Na competição feminina, Carina Duarte (também do ESC) terá pela frente Chelsea Tuach, dos Barbados, e Miluska Tello, do Perú, logo no primeiro heat da categoria.

Quanto aos restantes portugueses, destaque para Vasco Ribeiro, campeão do Circuito Pro Junior Europeu e seed número 3 na prova, que vai encontrar no heat 10 o sul-africano Slade Prestwich e o brasileiro Matheus Navarro, que substitui o conterrâneo Amando Lins na lista de inscritos.

João Kopke (que foi brindado por uma vaga de última hora) defronta Miguel Tudela, do Perú, e o australiano Soli Bailey, campeão regional da Australásia e um dos candidatos ao título, no heat 2.

Já Miguel Blanco, que entra em competição no heat 11, terá pelo caminho outro japonês bem colocado na corrida ao título, Hiroto Arai, e o sul-africano Joshe Faulkner.

Por fim, na categoria feminina, Teresa Bonvalot terá pela frente no heat 3 a concorrência de Keely Andrew, australiana candidata à vitória final, e Yanca Costa, do Brasil.

A final do WCT Junior deste ano volta a não contar com a presença de Filipe Toledo. O brasileiro que corre o circuito mundial da ASP, e que esteve a competir em Peniche no Moche Rip Curl Pro, alegou problemas burocráticos que o obrigam a regressar ao Brasil e, assim, o afastam da prova. O mesmo já havia sucedido na temporada passada, dessa feita devido a lesão.

O australiano Matt Banting, que liderou o ranking WQS ao longo de quase toda a temporada, é outras das ausências de peso do campeonato.

O brasileiro Italo Ferreira e o italiano Leo Fioravanti, seeds 1 e 2 respectivamente, são os grandes candidatos à vitória final, embora Vasco Ribeiro também apresente fortes argumentos na luta pelo ceptro.

Os australianos Cooper Chapman, Jacob Willcox e Soli Bailey, juntamente com os norte-americanos Parker Coffin, Cam Richards e Kanoa Igarashi, os japoneses Hiroto Arai e Hiroto Ohhara, o costa-riquenho Noe Mar McGonagle e o irmãos havaianos Joshua e Seth Moniz são surfistas a acompanhar de perto ao longo de toda a prova, pois qualquer um pode arrecadar o prémio final.

O campeonato tem uma janela de espera de oito dias, que inicia a 25 de Outubro e termina a 2 de Novembro, e a conferência de imprensa de apresentação da prova está marcada para Sábado, às 11 horas, no VIP Lounge de Ribeira d’Ilhas.

A conferência insere-se nas comemorações do terceiro aniversário da “Ericeira, Reserva Mundial de Surf”, e inclui o descerramento da placa comemorativa e a abertura da exposição evocativa da efeméride.

ASP World Junior Ericeira 2014 Heats Masculino. - ph. DR
ASP World Junior Ericeira 2014 Heats Feminino. - ph. DR

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês