Challenger Series nas ondas da Ericeira

 

Fotografia: José Guerra

 

A World Surf League (WSL) anunciou recentemente um novo nível de competição que visa proporcionar aos atletas mais oportunidades de alto nível para se qualificarem para o Championship Tour (CT), a divisão principal do Surf mundial.

A Challenger Series, como se irão intitular estes futuros eventos premium do Qualifying Series (QS), será constituída pelos campeonatos que valem 10.000 pontos para o ranking e vai ter uma etapa na Ericeira no próximo ano, conforme foi comunicado pela WSL.

A data concreta ainda não foi divulgada, mas já se sabe que recairá no mês de Setembro de 2020 e que será reservada à categoria masculina. Esta será, mesmo, a única etapa da divisão Challenger Series a passar por Portugal.

Estamos entusiasmados por anunciar a Challenger Series para 2020

A divisão QS da WSL passará, assim, a contar com dois segmentos principais: a Challenger Series (etapas que valem 10.000 pontos no ranking QS de um surfista) e os eventos QS 5.000, 3.000, 1.500 e 1.000, que servirão de suporte para os jovens que começam a despontar nas respectivas regiões.

A Challenger Series aumentará o número de eventos de 10.000 pontos de seis para sete para os homens e de dois para quatro para a categoria feminina, oferecendo o mesmo prize money para ambos. Para Sophie Goldschmidt, CEO da WSL, “este será outro passo importante na evolução do surf”.

Os locais destas etapas, já conhecidos, são os seguintes: Piha, na Nova Zelândia, Ballito (África do Sul), Huntington Beach nos Estados Unidos da América, Pantin, Espanha, Ericeira (Portugal), Phillip Island, Austrália, e ainda Haleiwa e Sunset Beach, no Havai.

“Estamos entusiasmados por anunciar a Challenger Series para 2020”, disse Travis Logie, Senior Tour Manager da WSL. “Este novo nível de eventos e competição proporcionará maiores oportunidades para a qualificação de elite, visibilidade para a próxima geração de surfistas e uma plataforma de marketing para os nossos parceiros regionais. As mudanças também visam permitir que um maior número de surfistas regionais se desenvolva através do Sistema de Qualificação do Tour da WSL – com a actualização para este nível poderemos responder ao desejo por maiores oportunidades competitivas”.

De recordar que, já a partir da próxima semana, se vai realizar em Ribeira d’Ilhas o EDP Billabong Pro, QS 10.000 da WSL.

O calendário da WSL Challenger Series para 2020 é o seguinte:

Piha, Nova Zelândia (Março) – Masculino e Feminino

Ballito, África do Sul (Julho) – Masculino

Huntington Beach, EUA (Agosto) – Masculino e Feminino

Pantin, Espanha (Setembro) – Masculino e Feminino

Ericeira, Portugal (Setembro), Masculino

Phillip Island, Austrália (Novembro) – Feminino

Haleiwa, Havai (Novembro) – Masculino

Sunset Beach, Havai (Dezembro) – Masculino