Fotografia: Jeanne Menjoulet
Já amanhã, dia 20 de Abril, das 15 às 18 horas, o Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, será palco de uma sessão evocativa do cinquentenário do 25 de Abril.
Este evento organizado pelo ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, intitulado “Celebrar Abril, Pensar Portugal”, reunirá especialistas e pensadores para reflectir sobre o significado e o legado da “Revolução dos Cravos”, que há meio século alterou o curso da história portuguesa.
uma viagem pela História contemporânea portuguesa
Como oradores, marcarão presença Pedro Pezarat Correia, que abordará o tema “25 de Abril, há meio Século – do Golpe de Estado Militar à Revolução”, Luís Farinha, que traz à mesa a palestra “História, Memória e Verdade. Como lidar com o passado ditatorial 50 anos depois da Revolução de Abril?” e, ainda, Paulo Sousa Pinto, que irá contribuir com uma perspectiva única intitulada “As Náuseas do Império: Descobrimentos, Memória e Amnésia (1974-2000)”.
Esta viagem pela recente História portuguesa contará com um momento musical proporcionado pelos alunos da Escola Básica e Secundária António Bento Franco.
A sessão gratuita, de aproximadamente 3 horas, é reconhecida como Acção de Curta Duração para todos os grupos de docência e níveis de ensino. Os interessados em participar devem manifestar interesse através do email cfaerc.dir@gmail.com.