Fotografia: AZUL
Foi atribuído recentemente o estatuto de Estabelecimento de Interesse Histórico à Casa Bernardino, fundada há 126 anos na Ericeira.
A candidatura, apresentada em Agosto deste ano, foi aprovada por unanimidade em reunião da Câmara Municipal de Mafra realizada em 4 de Novembro.
No documento emitido pela Divisão de Assuntos Jurídicos pode ler-se que foi atribuída a designação de “Loja com Histórica” a este testemunho vivo da identidade jagoza, situado no nº 28 B da Avenida 5 de Outubro, por lhe ser reconhecido “o interesse histórico e cultural ou social”.
é bom saber que há a preocupação e interesse em apoiar o comércio local e tradicional
Anteriormente, a Junta de Freguesia da Ericeira e vários serviços municipais já haviam dado parecer favorável à atribuição deste estatuto, com base na Lei nº 42/2017, de 14 de Junho, que prevê o regime de reconhecimento e protecção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local.
Esta loja de louças, drogas e ferragens foi fundada nos finais do Século XIX, mais concretamente em 1893, tendo sabido adaptar-se às novas tendências sem perder a respectiva essência.
Foi com muita satisfação que a actual proprietária da casa comercial, Maria Manuela Fernandes Campos, recebeu esta distinção. A descendente dos fundadores da “Casa Bernardino” afirmou à AZUL que “é sempre bom saber que há a preocupação e interesse em apoiar o comércio local e tradicional.”
Esta passa, assim, a ser a segunda “Loja com História” da vila Jagoza, após a retrosaria José Rola Paulo ter sido reconhecida em Julho deste ano.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês