Caminhando pelo Vale Verde da Abelheira

 

Fotografia: Caminhando.pt

 

Pode descobrir mais um recanto do concelho de Mafra através duma proposta da Caminhando.pt para explorar o Vale Verde da Abelheira no dia 7 de Abril às 9:30.

Esta caminhada, que tem início no Sobral da Abelheira, percorre vários caminhos rurais e trilhos de grande beleza, com alguns desníveis bem ao gosto dos caminhantes. Em redor do Sobral da Abelheira destacam-se terrenos agrícolas, pomares de citrinos ou pereiras, merecendo menção especial a produção de morangos, que são inclusive motivo de uma festa anual.

A nível da vegetação há que realçar as manchas verdes de pinheiros, carvalhos, sobreiros e eucaliptos que decoram toda a paisagem. Os participantes irão passar por alguns moinhos, pela aldeia da Chanca e por outros locais de grande beleza natural, entre subidas e descidas que proporcionam cenários muito agradáveis.

povoação de referência numa extensa área rural para a qual confluíam pessoas e produtos das quintas da zona

A acidentada geografia a Norte de Mafra favoreceu a constituição de um núcleo urbano de características únicas como o Sobral da Abelheira. A meia encosta, dominando o curso da principal linha de água local e organizando-se a pequena propriedade em socalco, assumiu-se, durante séculos, como a povoação de referência numa extensa área rural, para a qual confluíam pessoas e produtos das quintas da zona e onde se centralizavam os principais trabalhos de transformação e transacção. Ainda hoje o Sobral desempenha parcialmente essa função, apesar da revolução viária em curso e das mais diversificadas ocupações do solo, já não exclusivamente agrícola ou florestal.

Equidistante em relação a localidades de maior dimensão, a história do Sobral da Abelheira é largamente desconhecida, apesar de estar documentada desde o Século XVI, época a que correspondem os mais antigos vestígios conservados na Igreja Matriz. Merece destaque o Portal Manuelino da Igreja Matriz do Sobral da Abelheira, consagrada a Nossa Senhora da Oliveira.

principal produtor de morangos no concelho e um espaço ambiental a descobrir

Pertenceu ao concelho da Azueira até 1855, com o qual tinha mais fortes relações agrícolas e uma maior proximidade no escoamento de produtos, aproveitando a estrada Lisboa – Torres Vedras.

Integrada no município de Mafra após a extinção do concelho da Azueira, assume-se como principal produtor de morangos no concelho e um espaço ambiental a descobrir, onde se integra parte importante da Tapada de Mafra.

O Sobral da Abelheira é muito conhecido pela Festa do Morango, que se realiza por volta da terceira semana de Maio.

É importante referir também a aldeia do Codeçal, situada junto do Celebredo, uma das entradas para a Tapada de Mafra, que possui uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Piedade, tendo-se transformado num pólo religioso de relativa importância na segunda metade do Século XVIII, altura em que se construiu a anexa Casa dos Peregrinos, com apoio do rei D. José. A Igreja Matriz do Sobral da Abelheira é um dos mais importantes templos do concelho, por ter sido construído na transição do estilo manuelino para o renascentista.

A caminhada terá ponto de encontro marcado no nº 11 da Rua Principal do Sobral da Abelheira, junto ao chafariz, e o valor de participação é de 8 euros por pessoa.

Quaisquer informações ou a respectiva inscrição devem ser feitas através do website da promotora.