Fotografia: DR
As Câmaras Municipais de Mafra e Cascais, os CTT, o Saica Natur, o Lipor, a Lusoforma, a Nestlé, o NEYA Hotels, a OVO Solutions, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, o Super Bock Group, a Tratolixo e a Vidrala uniram-se por uma causa: dar (ainda mais) vida ao projecto Re-Source– um projecto da Sociedade Ponto Verde (SPV) gerido pela consultora de inovação colaborativa Beta-i.
O programa que se define como o próximo nível para a economia circular, cujo lema é “Reciclar, reutilizar e renovar” e que trará novas tecnologias para o sector, pretende que startups de todos os cantos do mundo colaborem com entidades públicas e privadas na criação de pilotos que visem aumentar as taxas de reciclagem junto dos consumidores. Outro dos objectivos do Re-Source é dar origem a novas soluções para categorias específicas de resíduos, de acordo com necessidades de transição verde que são cada vez mais urgentes nos dias que correm.
Soluções verdes serão testadas num contexto real
O programa da Sociedade Ponto Verde (SPV) – entidade portuguesa de gestão de resíduos de embalagens, que tem como missão gerir a sua “recolha e valorização”- pretende que os parceiros e as startups colaborem durante quatro meses na construção de projectos que solucionem variados temas como, por exemplo, a simplificação do processo de separação de materiais recicláveis ou a redistribuição dos pontos de colecta, visando a diminuição de distâncias percorridas para esse efeito.
Todas as soluções encontradas durante este período serão apresentadas ao ecossistema empreendedor e testadas no contexto real, com o apoio de cada parceiro.
a Câmara Municipal de Mafra participará num programa que contribui para a evolução do processo de reciclagem de resíduos
Os desafios da Re-Source, direccionados para inovadores, stakeholders mundiais da SPV, empresas líderes no sector de economia circular e organizações industriais, concentram-se em três objectivos principais: Consciencialização do consumidor, Recuperação de vidro e alumínio e Reciclagem de plásticos.
A Câmara Municipal de Mafra será uma das entidades participantes desta iniciativa, que foi destacada pelo portal Sapo, no sector “Greensavers”. Pode ler aqui o artigo original na íntegra.