Fotografia: Capdar
A Câmara Municipal de Mafra celebrou um protocolo colaborativo com a FLOREST – Associação dos Produtores Agrícolas e Florestais da Estremadura para o reforço da prevenção, vigilância e primeira intervenção em ocorrências de fogos florestais. O acordo, assinado na sexta-feira, pressupõe um investimento anual da autarquia no valor de 35 mil euros.
Na prática, esta parceria abrange especificamente a Equipa de Sapadores Florestais, que integra a associação, pelo papel que tem desempenhado na implementação das medidas previstas pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
De acordo com informações prestadas pela autarquia à AZUL, o objectivo do protocolo é que este seja plurianual, com uma extensão até três anos. Contudo, para que esse compromisso seja superior a um ano – período base nas parcerias estabelecidas entre municípios e entidades exteriores –, o executivo terá de submeter o acordo a autorização da Assembleia Municipal, o que deverá acontecer na reunião da próxima 5ª feira.
O reforço na colaboração entre autarquia e sapadores prevê que estes últimos desenvolvam operações de defesa da floresta contra incêndios, designadamente na prevenção e detecção de fogos florestais; prestem apoio à protecção civil da região nos trabalhos de desimpedimento de caminhos e trilhos florestais ou até no transporte de pessoas em caso de incêndio; integrem acções de silvicultura preventiva; acompanhem queimas e queimadas; e desenvolvam acções de sensibilização junto da população do Concelho.
A Equipa de Sapadores da FLOREST foi formada em Maio de 2004 e opera nos limtes do Concelho de Mafra. A gestão da equipa, de cinco elementos, e o apoio à mesma é feito pela associação através do seu coordenador.