Caixas Solidárias na Ericeira e em Mafra

 

Fotografia: DR

 

A pandemia causada pelo novo Coronavírus, causador da doença Covid-19, começou como uma crise sanitária e de saúde pública à qual, com o passar do tempo, se foi juntando uma emergência social sem fim à vista.

Com a economia praticamente paralisada, numa primeira fase, e agora ainda fortemente condicionada, muitos já perderam os seus empregos ou se encontram em Layoff; e enquanto o surto não se encontrar debelado, ou pelo menos controlado duma forma que gere novamente confiança na sociedade, as condições de vida da população mais vulnerável serão especialmente delicadas.

Mesmo com a multiplicação de medidas de apoio por parte de entidades públicas, nomeadamente da Câmara Municipal, é muito difícil mitigar uma crise com estas dimensões sem um forte envolvimento e acção por parte da sociedade civil.

objectivo: ajudar quem apresenta carências ao nível dos bens essenciais

Com o objectivo de ajudar aqueles que apresentem carências ao nível dos bens essenciais – ou seja, bens alimentares e de higienização pessoal e dos espaços – espalharam-se pelo nosso país Caixas Solidárias – estas iniciativas permitem dar e receber de uma forma simples e prática, mantendo o anonimato de quem recolhe as doações.

Também no Concelho de Mafra se têm espalhado Caixas Solidárias, mostrando a generosidade, espírito comunitário e solidário desta região.

Sem pretendermos fazer um mapa exaustivo dos pontos onde é possível deixar ou recolher os produtos em causa – até porque existem sites e grupos dedicados exclusivamente a essa realidade dinâmica –, vamos de seguida fazer uma espécie de radiografia, partindo da Ericeira e alargando o raio de visão pelo restante concelho, por onde já se encontram distribuídas cerca de trinta Caixas.

No grupo de Facebook @caixa.solidaria é possível aceder a um mapa com as Caixas já existentes e respectivas localizações – nesta altura já existem mais de 2.300 ao nível nacional!

Na Igreja de São Pedro (a igreja paroquial da Ericeira) existe uma Caixa Solidária, colocada perto da sacristia e de livre acesso para quem quiser recolher ou doar. O horário em que é possível aceder a este ponto de troca é o seguinte: de Segunda a Sexta-feira das 10 às 17 horas. A partir das 17 horas a Caixa Solidária é recolhida, ficando disponível na sacristia apenas para aceitar donativos (que serão colocados no dia seguinte), entre as 17 e as 19 horas.

Pela restante extensão da freguesia da Ericeira podem encontrar-se mais seis Caixas, algumas no centro da vila (por exemplo, na Praça da República – mais conhecida como “Jogo da Bola” – ou junto à Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Santo António) e outras mais a Sul da zona histórica.

a localização destas Caixas Solidárias vai mudando de forma dinâmica ao longo do tempo

Continuando pela faixa litoral do Concelho de Mafra, verificamos que na freguesia da Carvoeira existirá pelo menos uma Caixa, enquanto na Encarnação este número sobre para três.

Pela restante geografia do município mafrense distribuem-se, portanto, cerca de mais uma vintena de Caixas Solidárias, com especial predominância para a Malveira (com quatro Caixas), a sede do concelho – onde encontramos três –, e Igreja Nova, onde existem mais duas.

Note-se que a localização destas Caixas Solidárias vai mudando ao longo do tempo – algumas podem deixar de existir, enquanto que outras novas podem ser introduzidas neste conjunto orgânico –, pelo que se aconselha consulta do mapa indicado mais acima para obter uma visão concreta ou panorâmica actualizada.