Fotografia: DR
O bodyboarder de S. Julião, Filipe ‘Cabrela’ Raposo, terminou o circuito nacional de bodyboard 2013 no 2º lugar, após um dia de competição frenético para o candidato ao título que representa as cores do Ericeira Surf Clube. Na etapa final do circuito, disputada ontem nos Areais de Sta. Bárbara, na ilha de S. Miguel, Açores, ‘Cabrela’ teve de esperar pelo resultado da final disputada entre João Barciela (Carcavelos) e Manuel Centeno (Porto) para saber se era campeão nacional, o que não se veio a confirmar depois de uma decisão polémica dos juízes da prova.
Ao que a AZUL apurou, o vencedor da etapa, e consequente campeão nacional, João Barciela, terá visto Manuel Centeno perder a final por uma interferência mal atribuída pelos juízes. Barciela ter-se-à feito a uma onda que não conseguiu concretizar, perdendo a prioridade para Manuel Centeno. Na onda seguinte, ambos disputaram a vaga, com o bodyboarder do norte a ser penalizado com interferência por ter seguido na onda com Barciela. Contudo, a prioridade estaria do lado de Manuel Centeno, que acabou por terminar a etapa no 2º lugar.
As regras das competições de bodyboard indicam que um atleta que se faz a uma onda, mesmo que não a consiga dropar [descer a onda], perde de imediato a prioridade para o adversário na próxima onda. A regra não terá sido respeitada e ‘Cabrela’ acabou por perder, pelo terceiro ano consecutivo, a hipótese de se sagrar, pela primeira vez, campeão nacional.
No que toca ao feminino, a nova campeã nacional é Joana Schenker, atleta de Sagres. Contudo, por ser alemã, a bodyboarder de 26 anos não pode levar o título do Bodyboard Pro Tour para o Algarve, acabando o troféu por seguir para a segunda classificada do ranking nacional, Catarina Sousa, de Carcavelos.